MPPE participa de ações da campanha internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher (MPPE – 04/12/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Núcleo de Apoio à Mulher (NAM) e o Caop Cidadania, vem participando desde o dia 25 de novembro de ações de conscientização e informação relacionados aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A campanha global é uma ação da Organização das Nações Unidas, que no Brasil começou no dia 20 de novembro e vai até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

No dia 25 de novembro, o NAM, participou da 38ª reunião ordinária da Câmara Técnica de Enfrentamento da Violência de Gênero do Pacto pela Vida, na qual foi formalmente entregue a Unidade Móvel do Departamento de Polícia da Mulher de Pernambuco – DPMUL. A unidade simula uma delegacia e percorrerá todo o Estado, inclusive onde não há delegacia especializada, atendendo à população feminina. No mesmo dia, o Caop Cidadania e o NAM participaram da apresentação da Campanha Somos Muitas. Somos Fortes Contra a Violência!, da Secretaria da Mulher do Recife, que foi realizada no auditório do Banco Central, Recife.

O secretário-geral, Aguinaldo Fenelon, convidou o NAM para participar do projeto Abraçando a Escola, a ação ocorreu no dia 26 de novembro. O Núcleo apresentou dados e ações de enfrentamento da violência contra a mulher aos alunos da escola estadual Irmã Magda. Na ocasião, houve a apresentação da peça teatral Rosa Gente, Rosa Flor, que aborda a temática da violência doméstica e familiar contra a mulher.

No dia 29, foi a vez da ação Recife Antigo de Corações, com a divulgação das campanhas Somos Muitas, Somos Fortes contra a Violência!, da Secretaria da Mulher do Recife e, Bem-me-quer, do NAM. Foram distribuídas cartilhas sobre a Lei Maria da Penha, folders da ação Bem-me-quer, além do Liga Mulher, da Ouvidoria da Secretaria Municipal.

O NAM participou também, no dia 30 de novembro, da 39ª reunião ordinária da Câmara Técnica de Enfrentamento da Violência de Gênero do Pacto pela Vida, na qual foi feito o lançamento da 5ª Reedição da Campanha Basta de Violência contra a Mulher, da Secretaria Estadual da Mulher. Trata-se de um vídeo institucional, que será veiculado na mídia televisiva e pela internet, no qual participam mulheres reais que passaram por violência doméstica.

Finalizando as ações de apoio à campanha internacional, o MPPE em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher realizou um debate sobre Gênero e Contemporaneidade, com a participação da psicóloga do Centro de Referência Clarice Lispector, Wanderlúcia Diniz; além de representantes do setor psicossocial das Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher das Comarcas de Recife e Camaragibe.

Campanha global – Os 16 Dias de Ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, que se posicionaram contrárias ao ditador Trujillo, ficando conhecidas como Las Mariposas, e sendo assassinadas em 1960, na República Dominicana.

Hoje, cerca de 150 países desenvolvem esta campanha. No Brasil, ela acontece desde 2003, por meio de ações de mobilização e esclarecimento sobre o tema.

Acesse no site de origem: MPPE participa de ações da campanha internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher (MPPE – 04/12/2015)