MPPE promove palestra sobre Lei Maria da Penha para estagiários (MPPE -11/09/2013)

“Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”. Foi com o uso do ditado popular que o coordenador do Núcleo de Apoio à Mulher (NAM) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o promotor de Justiça João Maria Rodrigues, abriu a palestra sobre a Lei Maria da Penha para os estagiários de nível médio e superior da Instituição, nessa terça-feira (10). A iniciativa foi do Departamento de Gestão de Pessoa do MPPE visando proporcionar conhecimento sobre um tema relevante para os jovens.

Com o objetivo de facilitar a compreensão sobre a Lei 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, João Maria Rodrigues, utilizou-se de material visual, didático e interação com os estagiários que estavam presentes. Na ocasião, desenvolveu diálogos, bate papos e criando situações imaginárias para que os jovens questionassem sobre fatos do dia a dia de cada um.

“A palestra trouxe esclarecimento sobre crimes no âmbito doméstico, envolvendo o ambiente familiar e as relações íntimas de afeto, além dos crimes categorizados como de gênero. Entendi que a Lei abrange qualquer tipo de violência no ambiente doméstico independente da expressão afetiva-sexual ou identidade de gênero”, explica a estagiária de nível superior, Gabriella Alencastro.

O promotor abriu oportunidade para que muitos também pudessem esclarecer dúvidas sobre situações que presenciaram. Com uma abordagem comparativa, o palestrante apresentou os dados dos crimes contra a mulher no Estado e no País. Falou também sobre a luta diária para que se diminua a sua incidência.

Rodrigues concluiu sua palestra convocando os estudantes para que os conhecimentos adquiridos fossem repassados aos parentes e amigos, principalmente, a importância de se fazer a denúncia. A lei completou em agosto passado sete anos da sua sanção.

Acesse no site de origem: Estagiários participam de palestra sobre Lei Maria da Penha (MPPE -11/09/2013)