MPRJ promove caminhada pelo fim da violência contra as mulheres (MPRJ – 06/12/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Uma caminhada pelo fim da violência contra as mulheres reuniu cerca de 300 pessoas na Praia de Ipanema, na manhã deste domingo (06/12). A “Caminhada pelo Fim de Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres” foi promovida pela Ouvidoria e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias (CAO) de Justiça de Violência Doméstica Contra a Mulher do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). A Polícia Militar do Rio apoiou o evento.

O grupo caminhou entre os postos 8 e 10 da orla (Foto: MPRJ)

O grupo caminhou entre os postos 8 e 10 da orla (Foto: MPRJ)

O grupo – que reuniu promotores de Justiça, policiais civis e militares, além de representantes da sociedade civil – caminhou entre os postos 8 e 10. Ao longo do trajeto foram distribuídas cartilhas com informações sobre a Lei Maria da Penha e orientações sobre como a população pode contactar o MP.

Leia também:
Ministério Público organiza caminhada pelo fim da violência contra a mulher (O Globo – 06/12/2015)
Caminhada em Ipanema pede o fim da violência contra as mulheres (Agência Brasil – 06/12/2015)

A Ouvidoria também recebeu denúncias em um quiosque montado na orla. Ainda foram colhidas assinaturas para a campanha “Dez Medidas Contra a Corrupção”.

Para ilustrar o problema, a coordenadora do CAO de Violência Doméstica contra a Mulher, Lúcia Iloizio Barros Bastos, lembrou que o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo, de acordo com dados levantados no Mapa da Violência 2015, sobre Homicídio de Mulheres no Brasil.

A ouvidora, Georgea Marcovecchio Guerra afirmou que cerca de 5% das duas mil comunicações recebidas pelo MP, mensalmente, são casos de violência doméstica. A coordenadora do CAO Violência Doméstica, reafirma que ainda há muito a trabalhar para conscientização da população e prevenção dessa forma de violência. Ações preventivas e informativas devem ser intensificadas.

A caminhada coincidiu com o dia de mobilização dos “Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, data em que também é divulgada a “Campanha do Laço Branco”. Os participantes vestiram camisetas, adesivos e laços brancos em alusão à campanha.

Entre eles estava o comandante-geral da PM, coronel Alberto Pinheiro Neto, entre outros policiais civis e militares. A concentração contou com a participação da Banda da Polícia Militar. A delegada Gabriela Von, titular da DEAM do Centro, representou a chefia da Polícia Civil. Também esteve presente a presidente da Comissão Permanente em Defesa da Mulher da Câmara de Vereadores do Rio, Tânia Bastos, representando o legislativo.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 127, da Ouvidoria do MPRJ, ou pelo site.

Acesse no site de origem: MPRJ promove caminhada pelo fim da violência contra as mulheres (MPRJ – 06/12/2015)