Mulher Cidadã promove atendimento psicossocial e roda de conversa a respeito das violências domésticas (Gov/ Acre – 14/04/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O projeto Mulher Cidadã chega a sua 9ª edição, que será realizada em Manoel Urbano, nos dias 15 e 16. A previsão é de atender cerca de mil pessoas, com a oferta de serviços de saúde, economia, cidadania, segurança pública e justiça.

Os atendimentos serão realizados na Escola de Ensino Fundamental e Médio Nazira Anute de Lima, no bairro São José. Na sexta-feira, 15, os atendimentos serão realizados das 14 às 19 horas. No sábado, 16, das 8 às 18 horas.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) estará presente com o programa Saúde Itinerante, que levará 18 médicos para a realização de consultas e exames. Entre eles estão ginecologista obstetra, otorrinolaringologista, pediatra, cardiologista e geriatra, por exemplo.

Serão ofertados exames laboratoriais, eletrocardiograma, endoscopia digestiva alta, ecocardiograma, ultrassonografia e preventivo do colo do útero (PCCU). A Sesacre levará, ainda, profissionais especializados em saúde mental e saúde da mulher, para orientações gerais sobre os temas.

Atendimento psicossocial e roda de conversa a respeito das violências domésticas, com base na Lei Maria da Penha, serão ofertados pelas equipes da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres).

Para fomentar a economia local, a Secretaria de Pequenos Negócios realizará uma Feira de Economia Solidária das Mulheres do município. Artesanato e produtos da região serão comercializados.

Uma delegacia itinerante será montada no local pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O evento terá o apoio da Polícia Militar do Acre (PMAC), com equipes que fortalecerão a Rede de Segurança.

A 9ª edição do Mulher Cidadã conta, ainda, com a participação da Assessoria Especial da Juventude do Estado (Assejuv) e da Defensoria Pública do Estado (DPE), com atendimento jurídico.

Mulher Cidadã

O projeto Mulher Cidadã tem como proponente o gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, sendo executado pelas secretarias de Polícia Civil (SEPC), de Articulação Institucional (SAI), de Educação (SEE), de Desenvolvimento Social (SEDS), SEPN, Sesacre, SEPMulheres e Sesp, e Assejuv.

Também são parceiros do projeto a DPE, que oferece assistência jurídica em geral, o Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), por meio da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas, e o Ministério Público Estadual (MPE/AC).

Por Diego Tenutti

Acesse no site de origem: Mulher Cidadã deve atender mais de mil pessoas em Manoel Urbano (Gov/ Acre – 14/04/2016)