Mulheres que sofreram violência doméstica ganham curso de defesa pessoal em Salvador (R7 – 06/04/2017)

Ação também ensina técnicas de primeiros socorros para as soteropolitanas

As mulheres de Salvador que sofreram violência doméstica vão ganhar um curso de defesa pessoal. De acordo com a diretora de Política para Mulheres da SPMJ (Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude), Rita Moinhos, o objetivo do curso é estimular a autoconfiança das mulheres.

— A intenção é proporcionar que elas se sintam mais seguras, desenvolvam uma atividade de relacionamento interpessoal e elevem sua autoestima.

O público será formado pelas mulheres assistidas no Centro de Referência de Atendimento à Mulher Loreta Valadares, nos Barris, onde acontecerão as aulas. A expectativa é que a prática tenha início na segunda quinzena de abril.

De acordo com a prefeitura, serão abordados no curso procedimentos de segurança na rotina diária das mulheres e técnicas de defesa pessoal. Além disso, também serão ensinadas noções de primeiros socorros, para que elas saibam como proceder em casos de acidentes ou agressão física ou estejam aptas a auxiliar outras vítimas de violência.

O curso terá duração de quatro dias, totalizando 48h de aprendizagem. As aulas serão realizadas através de instrutores de defesa pessoal, que possuem qualificação voltada para artes maciais e defesa pessoal feminina, educadores físicos e profissionais de enfermagem. Cada turma deverá conter, em média, 20 integrantes.

O termo de cooperação técnica entre a SPMJ e a GCM (Guarda Civil Municipal) foi assinado na última terça-feira (04). De outubro a dezembro do ano anterior, a Guarda Civil ministrou este curso para seis turmas, totalizando cerca de 120 mulheres.

Este ano, a expectativa do órgão é que sejam abertas duas turmas por mês, ampliando o número de assistidas pelo projeto para 360 mulheres. Os órgãos também estudam a possibilidade de abrir turmas para mulheres que não são assistidas pelo Loreta Valadares.

Acesse no site de origem: Mulheres que sofreram violência doméstica ganham curso de defesa pessoal em Salvador (R7 – 06/04/2017)