Municípios baianos fortalecem parcerias no enfrentamento à violência contra mulheres (SPM-PR – 21/09/2012)

Gestora da SPM Le-Lyne Paes Leme (à direita) participa de encontro em Salvador (Foto: Kledir Costa/SPM-BA)

Gestora da SPM Le-Lyne Paes Leme (à direita) participa de encontro em Salvador (Foto: Kledir Costa/SPM-BA)

Encontro de conselheiras municipais de Defesa dos Direitos da Mulher tem a participação de gestora da SPM-PR e de integrante do CNDM
Reunidas em Salvador, nesta sexta-feira (21/09), as representantes dos Conselhos de Defesa dos Direitos da Mulher de 18 municípios baianos reafirmaram o fortalecimento de iniciativas pelo enfrentamento à violência contra a mulher. O encontro foi promovido pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) e governo federal, como parte da estratégia de repactuação de ações na área, que deve ser feito até o final do ano.
A titular da SPM baiana, Lúcia Barbosa, disse que envolver os conselhos na discussão é fundamental, pelo papel que possuem de influenciar nas políticas públicas. “Precisamos fortalecer os conselhos que já existem na Bahia, mas implementar um número maior de instâncias com esta”, afirmou.
Ela lembrou a própria criação da SPM, ano passado, já é reflexo da luta histórica de organizações como esta. “Todos estes instrumentos são importantes para o empoderamento das mulheres baianas”, completou.
Le-Lyne Paes Leme, gestora pública federal da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), destacou que a iniciativa “significa que as mulheres estão organizadas, pensando políticas públicas em conjunto”. A promotora Márcia Teixeira, do Ministério Público Estadual, afirmou que as medidas do poder público para o setor ganham mais legitimidade com participação das conselheiras. “Representam uma grande força local”, comentou.
O encontro tem a participação, também, da conselheira Estela Aquino, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Ela representa o CNDM, vinculado à SPM nacional,  no evento com a palestra “O papel dos Conselhos na Institucionalização das Políticas para as Mulheres”.
Da SPM-BA
Comunicação Social 
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR

Acesse no site de origem: Municípios baianos fortalecem parcerias no enfrentamento à violência contra mulheres (SPM-PR – 21/09/2012)