NAM contribui com a formulação de políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero (MPPE – 06/05/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) por meio do Núcleo de Apoio à Mulher – Promotora de Justiça Maria Aparecida da Silva Clemente (NAM) participou na última quarta-feira (29/04), no Teatro José Fernandes de Andrade, em Carnaíba (Pajeú), da oficina de Capacitação dos Grupos de Trabalho Intermunicipais de Segurança das Mulheres (GTIs), uma iniciativa do projeto Municípios Seguros e Livres da Violência contra as Mulheres, executado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com o apoio financeiro da Delegação da União Europeia no Brasil.

Segundo a coordenadora do NAM, promotora de Justiça Geovana Belfort, o encontrou superou as expectativas. “A oficina contou com a participação expressiva de representantes dos municípios beneficiados direta e indiretamente com o projeto, além de convidados, o que possibilitou, provisoriamente, a articulação de ações em quatro municípios: Serra Talhada, Salgueiro, Carnaíba e Afogados da Ingazeira”, destacou.

Com a temática Ferramentas para a Construção de Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres, a oficina, ministrada pela coordenação técnica do projeto, contou com a distribuição de material educativo, proposição de situações hipotéticas de violência de gênero e debate sobre possíveis soluções para os casos. O intuito foi proporcionar um conhecimento mais aprofundado sobre a dinâmica da violência de gênero nos espaços públicos e privados, políticas de prevenção e combate à violência de gênero e mecanismos de incidência política (advocacy).

Participaram do evento gestores e representantes dos municípios de Serra Talhada, Carnaíba, Tabira, Calumbí e Salgueiro (beneficiados diretos); Chã de Alegria, Paudalho e Lagoa do Carro (beneficiados indiretos); bem como representantes da Organização Não-Governamental Diaconia (unidade de Afogados da Ingazeira) e da Secretaria da Mulher de Pernambuco.

Ainda com foco no combate à violência contra a mulher, a promotora de Justiça Geovana Belfort participou na quinta-feira (30/04) de reunião, na Secretaria Executiva de Justiça e Defesa dos Direitos do Consumidor, na Vice Governadoria do Estado de Pernambuco, em Santo Amaro. O encontro abordou a implantação de grupos de educação e conscientização dos homens autores de violência de gênero contra a mulher. O projeto tem caráter preventivo e pretende, além de diminuir a incidência dos casos de violência, desenvolver a conscientização junto aos próprios agressores. Os profissionais que vão interagir com os autores da violência, serão capacitados através de oficinas aplicadas pelo NAM em parceria com outros órgãos que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

De acordo com a coordenadora do NAM, esse encontro foi apenas a largada para uma série de estudos requeridos pelo projeto. Um dos pontos que ficou acordado entre os convidados é que uma nova reunião será marcada para que a Gerência de Penas Alternativas e Integração Social apresente aos demais integrantes da ação o trabalho que já vem sendo desenvolvido em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Garanhuns, bem como os resultados obtidos nesses municípios.

Municípios Seguros e Livres da Violência contra as Mulheres – O projeto vem sendo aplicado em dois grupos de municípios, localizados em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. Liderados por prefeitas e vice-prefeitas, personagens principais nesse processo de capacitação e de criação de estratégias de segurança e assistência para as mulheres de acordo com as necessidades locais, a iniciativa é voltada tanto para o aumento da segurança das mulheres nos espaços públicos, quanto para oferecer uma maior rede de assistência àquelas que sofrem violência doméstica e familiar. Ao longo de dois anos, o projeto pretende desenvolver um modelo de intervenção para estimular a articulação de líderes mulheres de governos locais e da sociedade civil para o planejamento e a construção conjunta de políticas de prevenção e combate à violência contra as mulheres nos espaços públicos e privados. Para conhecer a iniciativa basta acessar: www.mulheresseguras.org.br.

Acesse no site de origem: NAM contribui com a formulação de políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero (MPPE – 06/05/2015)