NAM realiza capacitação sobre a Lei Maria da Penha e o ciclo da violência doméstica (MPPE – 23/10/2014)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Núcleo de Apoio à Mulher (NAM) em parceria com o Movimento Pró-Criança (MPC), promoveu, na quarta-feira (22), a Capacitação Lei Maria da Penha – Questões de Gênero e Ciclo da Violência, para 120 pessoas. O evento, realizado na unidade Recife Antigo do MPC, proporcionou aos integrantes da rede de solidariedade e gestores, coordenadores, professores, assistentes sociais, psicólogos, entre outros do MPC, bem como a estudantes universitários uma visão transdisciplinar sobre as questões de gênero e violência doméstica, no caso específico da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Na capacitação foram realizadas duas palestras pela manhã: Direitos Humanos – Gênero e Sociedade, ministrada pela advogada do Centro de Referência Clarice Lispector, Jamyle Oliveira; e O Papel da Educação na Prevenção à Violência contra a Mulher, pela pedagoga Socorro Brito. Já no turno da tarde foram realizadas mais duas: O Ciclo da Violência e a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Cidade do Recife, pela psicóloga do NAM, Karla dos Santos; e Violência Doméstica, Os Direitos da Mulher e o Sistema de Justiça, pelo promotor de Justiça da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital e coordenador do NAM, João Maria Rodrigues.

Na palestra do coordenador do NAM, foram esclarecidas dúvidas sobre a Lei Maria da Penha, com a demonstração de resultados positivos na diminuição de óbitos desde a sua publicação e implementação, e destacamento da importância das medidas preventivas de urgência, a exemplo da proibição de contato do agressor com a família, a proibição de frequência do agressor a determinados lugares e, nos casos específicos, a suspensão da posse ou restrição de armas.

“O evento ultrapassou as expectativas tanto no número de participantes quanto na diversidade de profissionais que passaram o dia se aprimorando sobre a rede de enfrentamento à violência no Recife e a aplicação da Lei Maria da Penha”, afirmou João Maria. Para a estagiária de Serviço Social da Vara de infância e Juventude Priscila Félix a palestra proporcionou o acesso a casos concretos, prestou esclarecimentos sobre a Lei, tirou dúvidas e possibilitou um conhecimento mais profundo sobre a rede de apoio.

NAM realiza capacitação sobre a Lei Maria da Penha e o ciclo da violência doméstica (Foto: MPPE)

 Acesse no site de origem: NAM realiza capacitação sobre a Lei Maria da Penha e o ciclo da violência doméstica (MPPE – 23/10/2014)