NAMVID inicia projeto de prevenção à violência de gênero no Rio Grande do Norte (MPRN – 04/06/2014)

O Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Namvid) iniciou a execução do projeto “Violência de Gênero: um diálogo possível nas escolas”, que busca promover um espaço de discussão sobre conceitos de igualdade de gênero nas escolas municipais de Natal, e estimular reflexões críticas entre os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental.

Ao todo, serão 14 apresentações teatrais em escolas das quatro zonas administrativas (norte, sul, leste e oeste) da capital, com uma expectativa de média de 130 alunos participantes por escola.

O Namvid montou estratégias para chamar atenção dos jovens através de uma peça teatral encenada pelo grupo “Facetas, mutretas e outras histórias”, que montou o roteiro de 15 minutos em cima do tema proposto. Sempre após a peça, é promovido um debate com os estudantes.

De acordo com a Promotora de Justiça Érica Canuto, Coordenadora do NAMVID e também do projeto, a ideia é trabalhar a temática dentro da escola, devido a algumas violências de gênero começar no próprio ambiente educativo. “Temos que aproveitar o espaço em favor de sua própria ação educativa na desconstrução de desigualdade de gêneros e prevenção da violência”, declarou.

Érica Canuto explicou que o projeto age de forma preventiva, “mostrando a realidade e levando a forma correta de lhe dar com situações de violência, além de incentivar esses jovens para que eles sejam propagadores do que aprenderam”, afirmou.

As escolas municipais participantes do projeto são: Escola Municipal Iapissara Aguiar; Escola Municipal Antônio Severiano; Escola Municipal Veríssimo de Melo; Escola Municipal Otto Brito; Escola Municipal Santos Reis; Escola Municipal Celestino Pimentel; Escola Municipal Mário Lira; Escola Municipal José Sotero; Escola Municipal Francisco Varela; Escola Municipal Ferreira Itajubá.

Nessa terça-feira, 03/06, o projeto “Violência de Gênero: um diálogo possível nas escolas” possibilitou a reflexão sobre a temática, aos alunos da escola municipal Otto Brito, em Cidade Satélite.

Acesse no site de origem: NAMVID inicia projeto de prevenção à violência de gênero no Rio Grande do Norte (MPRN – 04/06/2014)