No Rio, blocos Carmelitas e Mulheres Rodadas se unem à ONU Mulheres para levar mensagem de respeito para foliãs e foliões (ONU/BR – 17/02/2015)

Depois da Marquês de Sapucaí, é a vez de levar a campanha “Neste carnaval, perca a vergonha, não perca o respeito” para foliãs e foliões dos blocos carnavalescos do Rio de Janeiro Carmelitas e Mulheres Rodadas. O público será abordado com o fluxograma da paquera em formato de ventarolas nos dias 17 e 18 de fevereiro.

De forma criativa, o material recomenda que as mulheres que vivenciarem ou as pessoas que presenciarem algum tipo de agressão, intimidação ou violência a buscar orientação pelo Ligue 180, o disque-denúncia da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

O fluxograma está fixado em cerca de 5 mil ônibus da frota carioca, abordando cantadas sugestivas e os limites que as investidas têm de respeitar. No Rio, o aeroporto Santos Dumont tem 10 placas da campanha além de exibição dos vídeos “Ter pegada não é faltar com respeito” e “Chega melhor, quem chega direito” nos metrôs, com apoio pro bono da DMS.

No carnaval do Rio de Janeiro, a campanha conta com a parceria da Estação Primeira de Mangueira, do Sebastiana (Associação Independente dos Blocos da Zona Sul), bem como do bloco das Mulheres Rodadas.

Divulgação – A campanha também está no circuito nacional: cartazes no mobiliário urbano (paradas de ônibus) de Brasília e Curitiba; outdoors em Salvador; aeroportos do Rio de Janeiro, Salvador, Recife e São Paulo e no circuito de TV em ônibus do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre; metrôs de São Paulo, Porto Alegre e Brasília; supermercados e prédios comerciais de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Recife, Natal, Vitória, Goiânia, Maceió, Porto Alegre, São Luis, Fortaleza, Sorocaba, Campinas, Jundiaí, Indaiatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Valinhos, Campos dos Goytacazes e Macaé.

Na internet, a campanha dissemina a mensagem por meio de duas animações em vídeo: “Chega melhor, quem chega direito” e “Ter pegada não é faltar com o respeito”. Nas redes sociais, estão sendo distribuídos cards no facebook da ONU Mulheres Brasil (facebook.com/onumulheresbrasil) e parceiros, bem como no Instagram, por meio do Instamission e do Instagram do Bem, para que cada usuária e usuário conte como está rolando a paquera no carnaval através da hashtag #naopercaorespeito.

A Campanha – Com criação e planejamento de mídia pro bono da Propeg Comunicação SA, a campanha é uma realização da ONU Mulheres em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ), o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), o UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS), a OPAS/OMS (Organização Pan-americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde), e o apoio institucional da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro.

Pequim+20 – Com ação voltada ao carnaval 2015, a ONU Mulheres está realizando duas iniciativas no marco da campanha global Pequim+20 “Empoderar Mulheres.Empoderar a Humanidade. Imagine!” em favor da igualdade de gênero.

Uma delas é a campanha “Neste carnaval, perca a vergonha, mas não perca o respeito”, assinada pelas Nações Unidas com o apoio da SPM-PR e SPM-Rio, para conscientizar o público brasileiro sobre os direitos das mulheres, os serviços de apoio em situações de violência e o estímulo ao sexo seguro.

A segunda iniciativa é a parceria com a verde e rosa carioca, que estabeleceu 2015 como o Ano das Mulheres na Mangueira para homenagear a trajetória de brasileiras e mangueirenses.

Dentre os encaminhamentos políticos internacionais, de 9 a 20 de março, acontecerá, em Nova Iorque, a 59ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher com foco em Pequim+20. O encontro tem como finalidade obter compromissos concretos dos Estados-membros da ONU para com a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Acompanhe a postagem de peças para as redes sociais no facebook.com/onumulheresbrasil e compartilhe os conteúdos com a hashtag #naopercaorespeito

Programação

17 de fevereiro de 2015 – Rio de Janeiro
8h – Bloco Carmelitas (Ladeira de Santa Teresa) – Rio de Janeiro

18 de fevereiro de 2015 – Rio de Janeiro
9h – Bloco das Mulheres Rodadas (Largo do Machado) – Rio de Janeiro

Acesse no site de origem: No Rio, blocos Carmelitas e Mulheres Rodadas se unem à ONU Mulheres para levar mensagem de respeito para foliãs e foliões (ONU/BR – 17/02/2015)