Nova Delegacia da Mulher oferece melhor estrutura para vítimas (Folha Max – 15/03/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A nova sede da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá) foi inaugurada na última semana, com a presença da comunidade e de várias autoridades que contribuíram para reforma da unidade. A estrutura conta com uma equipe multifuncional, para melhor atendimento de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de crime, em Barra do Garças e Pontal do Araguaia.

A Delegacia está funcionando na antiga estrutura da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos. A reforma iniciou em julho de 2015, mas foi interrompida por falta de recursos. A continuidade das obras foi realizada após uma parceria firmada com a Rede de Enfrentamento a Violência Doméstica Contra a Mulher, da qual a Polícia Civil é uma das integrantes.
As doações do Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, além dos móveis, ar condicionado e computadores da diretoria da Polícia Civil foram essenciais para instalação da nova estrutura da Delegacia da Mulher.

A nova sede tem salas para a equipe multifuncional, composta por psicólogo e assistente social contratados pelos municípios de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, além de um espaço, a “Sala de Depoimento Sem Dano”, com vista para jardim de inverno e especialmente preparada para atender as crianças vítimas de qualquer tipo de violência.

A recepção da delegacia conta com um painel da mulher que deu nome à lei de combate a violência doméstica, Maria da Penha Maia Fernandes, com a frase que ela escolheu para a unidade. “A melhor coisa que um pai pode fazer para os seus filhos é respeitar a mãe deles, quando amá-la já não for mais possível”. A ideia do painel partiu do delegado regional de Barra do Garças, Adilson Gonçalves de Macedo, em reconhecimento à Maria da Penha no combate a violência doméstica contra as mulheres brasileiras.

Para o delegado titular da DEDM, Heródoto de Souza Fontenele, a nova estrutura proporciona um melhor ambiente para atendimento às vítimas, que devem ser tratadas de forma diferenciada, com escuta humanizada e sem preconceitos. “O ambiente mais bonito, fresco e arejado coroa as atividades, que já eram desenvolvidas pela delegacia e traz ânimo novo para todos que trabalham aqui dentro”, destacou.

A Delegacia da Mulher também conta com a sede da Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher, presidida pela investigadora Andrea Guirra, lotada na unidade. Ela lembra que além da inauguração da nova estrutura da DEDM, a Rede tem previsto para este ano vários eventos como capacitações, mostra de vídeo, entre outros.

Acesse no site de origem: Nova Delegacia da Mulher oferece melhor estrutura para vítimas (Folha Max – 15/03/2016)