Nova delegada da Deam visita Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Pref. Volta Redonda – 12/03/2014)

Delegada Maria Madalena Carnevale Alves Tomelin fala sobre ações de enfrentamento a violência doméstica (Foto: Pref. Volta Redonda)

Delegada Maria Madalena Carnevale Alves Tomelin fala sobre ações de enfrentamento a violência doméstica (Foto: Pref. Volta Redonda)

Há cerca de 20 dias como titular da Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) em Volta Redonda, a delegada Maria Madalena Carnevale Alves Tomelin fez uma visita nesta terça-feira (dia 11) à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPP), onde foi conhecer os projetos desenvolvidos pelo poder público municipal e falar da sua proposta à frente da delegacia no combate à violência contra a mulher. O convite fez parte das comemorações no mês de março pelo Dia Internacional da Mulher, com ampla programação elaborada pela secretaria na conscientização dos direitos da mulher no município. A titular da Delegacia da Mulher foi recebida pela secretária municipal Glória Amorim e um grupo de mulheres que representam entidades dos direitos da mulher.

“Nós e o prefeito Antônio Francisco Neto teremos o maior prazer em colaborar com a delegada na política de crescimento e reconhecimento do papel que a mulher desenvolve na sociedade e em combater a violência e o preconceito contra a mulher no município”, afirmou Glória. A delegada lembrou que está há seis anos no cargo de delegada, gosta muito do trabalho que faz no combate a violência contra a mulher e quer um atendimento também exemplar na delegacia. “Quem procurar a DEAM tem que sair de lá satisfeita com o atendimento. E estou contando com a ajuda de vocês nessa causa de defesa da mulher”, frisou.

O encontro teve a participação de cerca de dezenas de mulheres, desde integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Casa da Mulher Bertha Lutz, Sindicato das Empregadas Domésticas, 5ª Subseção da OAB de VR, Associação de Moradores do Santa Cruz e do Jardim Paraíba, membros do Conselho Municipal Antidrogas, e líderes comunitárias.

Glória ressaltou que a Deam é um serviço muito importante para a cidade, sendo Volta Redonda um dos primeiros municípios a conquistar a delegacia especializada na política de proteção à mulher. Mas a secretária lamentou que ainda cerca de um terço das mulheres agredidas não compareça à delegacia, seja por interferência de terceiros ou convencida pelo próprio agressor a não denunciar. Glória ainda se disse preocupada com o grau de violência, que está atingindo até mulheres grávidas.

“As equipes da secretaria estão indo aos bairros da periferia onde a violência ainda é maior, conversar, ouvir as mulheres para dar orientações de como agir para garantir os seus direitos”, explicou Glória, acrescentando que a última conferência municipal elaborada pela secretaria teve a participação de mais de 400 mulheres e que trabalham na elaboração do Plano Municipal Contra a Violência, que vai dar subsídios para o plano nacional.

 DEBATE – No dia 28 de março, às 14h no Auditório da PMVR – no Palácio 17 de Julho – a SMPPM promove o debate “A contribuição das mulheres nos avanços da sociedade” com a Dra. Ângela Maria Mesquita Fontes, secretária adjunta de Articulações Institucional e Ações Temáticas da secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Acesse no site de origem: Nova delegada da Deam visita Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Pref. Volta Redonda – 12/03/2014)