Núcleo Maria da Penha assessora mulheres vítimas de violência em Londrina (odiario.com – 18/07/2013)

Londrina passou a contar nesta semana com as operações do Núcleo Maria da Penha: resgate da dignidade da mulher na violência doméstica (Numape). O projeto da Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que conta com a parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem como objetivo o assessoramento jurídico das vítimas da violência no lar.

O Numape foi apresentado para a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na manhã desta quinta-feira (18) na Câmara Municipal de Londrina. A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, ressaltou que é fundamental a importância do núcleo para as atividades de apoio às vítimas.

“A intenção é dar mais amparo”, comentou. As mulheres que vivem em situação de risco poderão ingressar judicialmente com ações cíveis, criminais e de família como, por exemplo, de separação de corpos e medidas protetivas. Somente na última quarta-feira (17), três pessoas já foram encaminhadas para o atendimento no Numape.

Para ela, as ações integradas – de atendimento, suporte e acompanhamento dos casos – se faz necessária para a fortalecer as mulheres para que possam dar fim aos casos de violência. Nestes primeiros seis meses, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres já atendeu 88 casos novos de violência. Outras 47 mulheres foram encontradas na busca ativa, ou seja, quando o município foi informado das agressões através das unidades hospitalares. Ao todo, já foram realizados 340 atendimentos neste período.

Já os dados da Casa Abrigo recebeu oito casos novos e 18 sequenciais, totalizando 26 mulheres atendidas. Elas estão acompanhadas de 50 crianças e adolescentes. “A violência atinge várias classes sociais, todos os setores. O momento é de reforçar as ações de apoio”, comentou a secretária municipal.

O Numape fica na Rua Brasil, 742, região central da cidade. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h30.

Juliana Leite

Acesse no site de origem: Núcleo Maria da Penha assessora mulheres vítimas de violência em Londrina (odiario.com – 18/07/2013)