Núcleo que atende a vítimas de estupro é inaugurado, em Curitiba (G1/Paraná – 06/11/2013)

Começou a funcionar, nesta quarta-feira (6), o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Estupro (Naves), do Ministério Público do Paraná (MP-PR), em Curitiba. De acordo com o MP-PR, o objetivo é ajudar às vítimas de violência sexual – homens e mulheres – a superar o trauma e a romper o silêncio. O núcleo fará o acompanhando das investigações policiais e das medidas cautelares, relacionadas a crimes de estupro praticados na capital, com o oferecimento das respectivas denúncias, para maior rapidez nos processos e a responsabilização dos autores.
No Paraná, em 2012, foram 3,523 casos de estupro e 396 tentativas, ou seja, foram 33,3 estupros para cada grupo de 100 mil habitantes no estado, segundo o Sistema Nacional de Estatísticas em Segurança Pública e Justiça Criminal.

Conforme a procuradora de Justiça Rosangela Gaspari, que atua na 4.ª Procuradoria de Justiça Criminal e que coordenará o núcleo, o Naves vai prestar assistência às vítimas com orientação jurídica e apoio psicológico e, assim, minimizar os danos da agressão, além de oferecer o amparo necessário para dar continuidade às denúncias para que os autores dos crimes possam ser identificados e responsabilizados. O núcleo terá uma psicóloga para atender às vítimas.

Em Curitiba, conforme dados do MP-PR, há 100 investigações de estupro em andamento e 200 em fase de ação penal. Para a formação de um quadro estatístico sobre casos de estupro mais próximo da realidade, o Naves também terá como objetivo a consolidação das informações sobre atendimentos a vítimas de estupro. Esse serviço reunirá dados do o Instituto Médico-Legal (IML), das Polícias Civil e Militar, dos hospitais e do Judiciário.

O Paraná ainda conta com o Disque 180, que é a Central de Atendimento à Mulher, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, que recebe denúncias de estupros.

O Naves fica na Rua Tibagi, nº 779, no 8º andar, no Centro. O horário de atendimento é das 9h às 18h de segunda a sexta-feira. Pode-se também entrar em contato pelo telefone (41) 3250-4022 ou por e-mail.

Acesse no site de origem: Núcleo que atende a vítimas de estupro é inaugurado, em Curitiba (G1/Paraná – 06/11/2013)