NUPEVID e Seduc promovem capacitação do projeto “Lei Maria da Penha nas Escolas” para educadores (MPPI – 12/06/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seduc), e com o intuito de promover a conscientização quanto à igualdade de gênero, coordenou na 4ª e na 20ª Gerência Regional da Educação o curso de capacitação para educadores da rede pública acerca da aplicação da lei Maria da Penha.

O Promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima realizou uma roda de debate com os educadores, explicando como o projeto “Lei Maria da Penha nas Escolas” pode ser implantado na rede estadual de ensino e de que forma os educadores podem orientar e auxiliar os pais e alunos. No bate-papo, foi entregue a cartilha referente ao projeto, que posteriormente será distribuída para todo o corpo discente das escolas.

A capacitação foi acompanhada pela psicologa da Casa Abrigo para Mulheres Vítima de Violência, Ana Valéria Lemos, que explicou como os educadores devem agir em diversas situações para ajudar as mulheres e filhos vítimas de violência. Orientou também como realizar as denúncias e em quais casos a mulher pode procurar a Casa Abrigo.

A assistente social Brenda Maria de Carvalho, representante do município de Cocal de Telha, também esteve presente nos diálogos, compartilhando com os educadores presentes suas experiências com o projeto no município de Cocal de Telha, onde o programa já foi iniciado.

Entenda o projeto

“Lei Maria da Penha nas Escolas” é um projeto que visa diminuir os elevados índices de violência contra a mulher por meio da educação. O público final da campanha é constituído por adolescentes entre 13 e 16 anos, de modo que a consciência sobre a sobre a importância do combate à violência contra a mulher seja desenvolvida desde cedo. Os professores trabalharão como multiplicadores de conteúdo, levando as discussões sobre o assunto para dentro das salas de aula.

Acesse no site de origem: NUPEVID e Seduc promovem capacitação do projeto “Lei Maria da Penha nas Escolas” para educadores (MPPI – 12/06/2015)