NUPIGE participa de oficina sobre violência de gênero na Faculdade de Direito da UFPR (MPPR – 01/09/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A Promotora de Justiça Mariana Seifert Bazzo, coordenadora do Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (NUPIGE), ligado ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção dos Direitos Humanos (CAOPJDH), participou na noite de ontem, 30 de agosto, de uma oficina sobre violência sexual promovida pelo Coletivo Feminista Iara, formado por alunas do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná.

Na oficina foram discutidos temas como a violência contra a mulher, o que é a violência sexual e como a lei a tipifica, o que é a cultura do estupro, como o assunto é coberto pela mídia e como acolher e encaminhar uma vítima de violência sexual aos serviços de saúde, de polícia, do Ministério Público e do Judiciário, entre outros temas. Participaram da mesa a advogada Sandra Lia Bazzo Barwinski, presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero (CEVIGE) da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Paraná, a psicóloga clínica Cláudia Kobayashi, que atua no atendimento a vítimas de estupro, e a jornalista e consultora de Mídia e Gênero da CEVIGE Vanessa Fogaça Prateano.

Durante o encontro, a Promotora de Justiça informou o público presente, em torno de 130 pessoas, a respeito de como se faz a denúncia e o processamento do crime de estupro, as mudanças que ocorreram na lei em relação ao tema ao longo dos anos, a importância da denúncia e o prazo para que ela seja feita, além de outras perguntas da plateia, que também perpassaram a violência obstétrica, a alienação parental, a violência doméstica e familiar de acordo com a lei Maria da Penha e o ensino das questões de gênero nos cursos de Direito.

Na ocasião, sobreviventes de estupro, assim como mães de crianças que sofreram abuso sexual dentro da família, compartilharam suas histórias, dúvidas e questionamentos. A Promotora de Justiça apresentou o trabalho realizado pelo NUPIGE, falou sobre como encaminhar denúncias ao Ministério Público e reiterou a importância da formação continuada de operadores do Direito para trabalhar com as questões que envolvem violência contra as mulheres e meninas e a violência de gênero como um todo.

Acesse no site de origem: NUPIGE participa de oficina sobre violência de gênero na Faculdade de Direito da UFPR (MPPR – 01/09/2016)