Ônibus de enfrentamento da violência contra a mulher chega ao Pontal (Pref. Ponte Nova – 28/06/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A unidade móvel (ônibus) destinada à execução de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, doada ao município de Ponte Nova pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República em março deste ano, esteve, na manhã da última sexta-feira (26/06), no distrito do Pontal. O veículo ficou estacionado na praça principal daquela localidade. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Semash), junto a suas unidades (Centro de Referência de Assistência Social/CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social/CREAS), em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e com a equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) local, mobilizou pessoas da comunidade para visitação e utilização da estrutura oferecida pelo ônibus, que contou com profissionais das áreas de Psicologia, Assistência Social e Direito.

Pontal: comunidade foi conferir a estrutura do ônibus e se inteirar sobre a novidade

Pontal: comunidade foi conferir a estrutura do ônibus e se inteirar sobre a novidade

Na mesma ocasião, houve exposição de trabalhos artesanais confeccionados em oficinas do CRAS e panfletagem com temas recorrentes à mulher, distribuídos pelo CREAS. O Pontal foi o primeiro distrito a ser atendido e locais como Vau Açu, Ana Florência e outras comunidades serão posteriormente contemplados, de acordo com calendário a ser divulgado. O veículo também atenderá parte das cidades que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga (Amapi), conforme adesão.

A unidade móvel tem como objetivo levar atendimento, acolhimento e orientação, por meio de equipe multiprofissional, às mulheres em situação de violência moradoras de áreas mais distantes do centro urbano. A estrutura é composta por duas salas de atendimento, equipadas com computadores com roteador, pontos de internet e impressoras multifuncionais, cabine com capacidade para transporte de seis profissionais, cadeira de transbordo para deficientes, geradores de energia, ar condicionado, projetor externo para telão, toldo, cadeiras, além de copa e banheiro adaptado.

O prefeito Guto Malta esteve no distrito do Pontal e destacou que o ônibus auxiliará na luta contra a violência doméstica, da qual as mulheres são as maiores vítimas. “Esse é um espaço itinerante para que as mulheres sintam-se acolhidas e dialoguem, que sejam autônomas e se emancipem”, disse. Guto também mencionou outras conquistas da comunidade, como o asfaltamento da principal via do local, os atendimentos do CRAS, CREAS e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a reforma da Unidade Básica de Saúde, investimentos na escola e a obtenção de sinal de telefonia celular.

O secretário da Semash, Hermano Luiz dos Santos, ressaltou a importância de o ônibus circular e chegar até seu público de interesse, pois é necessária e urgente a discussão sobre a temática da violência contra a mulher. “O ônibus não é simbólico, mas concreto, pois vai circular, efetivamente, em várias comunidades, distritos e localidades rurais”. Hermano ainda deu destaque à preocupação da atual gestão em oferecer serviços socioassistenciais da proteção social básica. “A exemplo disso, temos a oferta de oficinas e atendimentos do SCFV, em que o Pontal é referenciado, cuja prioridade é o atendimento da criança, do adolescente, do idoso e da mulher”.

Acesse no site de origem: Ônibus de enfrentamento da violência contra a mulher chega ao Pontal (Pref. Ponte Nova – 28/06/2015)