Ônibus do Projeto Violeta participa do ‘Dia C’ na Tijuca (TJRJ – 04/07/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O ônibus do Projeto Violeta esteve presente no último sábado, dia 2, na Praça Afonso Penna, na Tijuca, para participar da ação social conhecida por “Dia de Cooperar” ou “Dia C”. O Juizado Móvel de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher realizou um trabalho socioeducativo e informativo de esclarecimento dos direitos das mulheres, orientando cerca de 250 pessoas através da distribuição de materiais de divulgação da Lei Maria da Penha, do Projeto Violeta e da Semana pela Paz. Também foram realizados atendimentos individuais a mulheres que estão vivendo ou presenciando situações de violência doméstica.

O “Dia C” foi promovido pela Federação e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro. Voluntários ofereceram diversos serviços gratuitos à população, como oficina de artesanato, massagem corporal, corte de cabelo, orientação financeira e emissão de 2ª via de documentos, entre outros. Foram realizadas também atividades recreativas para as crianças, com jogos, origami, desenho e leitura de histórias, além de shows e apresentação de teatro e dança.

Todo dia é dia de cooperar

O Dia de Cooperar nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. A grande novidade este ano é que as cooperativas passam a contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nova agenda da ONU para acabar com toda forma de tirania, desigualdade e destruição ambiental. Em todo o país, são mais de 1200 cooperativas mobilizadas nesta grande corrente do bem. Somente em 2015, o Dia C beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas com projetos que trazem uma verdadeira transformação social para as comunidades.

PC/ SF

Acesse no site de origem: Ônibus do Projeto Violeta participa do ‘Dia C’ na Tijuca (TJRJ – 04/07/2016)