Ônibus Lilás realiza atendimento de combate à violência nas praias do Litoral Norte (Gov/RS – 15/01/2014)

Ônibus integra as atividades desenvolvidas pelo programa Verão numa Boa (Foto: Launa Mesa/SPM)

Ônibus integra as atividades desenvolvidas pelo programa Verão numa Boa (Foto: Launa Mesa/SPM)

Equipados com duas salas fechadas para garantir a privacidade, o ônibus Lilás já está percorrendo as praias do litoral gaúcho, implantando desta forma um modelo de atendimento multidisciplinar para combate à violência contra a mulher. Durante todo o período de veraneio o ônibus integra as atividades desenvolvidas pelo programa Verão numa Boa, após irá percorrer outros municípios do Estado.

O ônibus é composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública, o que permite a interação efetiva dos diversos serviços, a orientação adequada e humanizada e, principalmente, o acesso das mulheres que vivem no campo aos serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência.

Conforme a chefe de gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Fátima Maria, o ônibus é um equipamento novo, recebido recentemente pela Secretaria a partir do Governo Federal. “O objetivo deste equipamento é levar informações de prevenção em relação à violência contra a mulher e o acolhimento em situações que já aconteceram”, ressaltando que denúncias já foram realizadas no atendimento realizado pelos profissionais desta unidade móvel.

“Procuramos levar este ônibus em cidades onde já há uma rede minimamente estabelecida, para que a mulher a partir da denúncia já possa realizar outros encaminhamentos. Já que a maioria das pessoas que está na praia mora em outros municípios, nós também orientamos os lugares onde já existem a nossa rede de atendimento instalada para que procure os serviços”, destacou Fátima.

O ônibus deve ficar em Tramandaí até a quinta-feira (16), seguindo para Capão da Canoa. Conforme a chefe de gabinete, o ônibus irá percorrer o litoral até o final do veraneio e posteriormente o Estado inteiro, como uma política permanente de atendimento às mulheres, principalmente trabalhadoras rurais, quilombolas e pescadoras. “Hoje o ônibus não fica em um lugar fixo nas praias, já que a intenção é atingir os moradores da localidade onde a unidade móvel esta”, disse.

Litoral Sul
No mês de fevereiro o Ônibus Lilás deve percorrer as praias de São Lourenço do Sul, Laranjal e Cassino, a partir de uma parceria com as prefeituras municipais. Conforme Fátima há um fórum instituído no Estado que define o percurso realizado pelo ônibus, que tem a participação de movimentos sociais dos municípios, conhecedores da realidade e necessidade de onde o ônibus deve passar e quem ele deve atender.

Calendário
14 a 16 de janeiro – Tramandaí
17 e 18 de janeiro – Capão da Canoa
20 a 23 de janeiro – Itapuã (Viamão)
24 e 25 de janeiro – Cidreira
27 a 1º de fevereiro – Imbé
20 a 23 de fevereiro – Palmares do Sul

Texto: Daiane Roldão
Foto: Launa Mesa/SPM

Acesse no site de origem: Ônibus Lilás realiza atendimento de combate à violência nas praias do Litoral Norte (Gov/RS – 15/01/2014)