Ônibus Lilás vai atender mulheres nas zonas rurais de MT (Gov/MT – 21/03/2015)

Integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher se reuniram, nesta quinta-feira (19.03), com representantes da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), da Superintendência de Políticas para Mulheres e do Ministério Público (MP), para prestar contas quanto ao uso do Ônibus Lilás, unidade móvel que acolhe e orienta mulheres em situação de violência doméstica nas zonas periféricas. Em Mato Grosso, este atendimento será direcionado, momentaneamente, às mulheres das zonas rurais.

Após a reunião, decidiu-se pela elaboração de um fórum, que deverá ser realizado até o dia 30 de março, com o objetivo de confeccionar um projeto para a utilização desse ônibus, com o objetivo de atender com mais propriedade as necessidades das mulheres do campo. De acordo com a presidência do Conselho, foi firmada uma parceria entre as representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e da Setas, que visa unicamente trabalhar em prol destas mulheres, que se encontram em situação de risco.

Os entes envolvidos destacam que o trabalho consistirá de mais uma iniciativa voltada à orientação e proteção da mulher vítima da violência, que chega ao município e alcança mulheres em região de mananciais e distantes dos centros urbanos.

A ida do ônibus às zonas rurais faz parte do conjunto de ações para aprimorar a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), da União. De acordo com o governo federal, a sugestão de um veículo que chegasse a áreas distantes dos grandes centros surgiu de uma demanda da Marcha das Margaridas, tradicional manifestação de mulheres camponesas, que acontece a cada quatro anos em Brasília.

A defensora pública Rosana Leite Antunes de Barros, que preside o Conselho, e as conselheiras Glória Grandez Muñoz, Rosa Maria Morceli, Denize Aparecida de Amorim, Roseli Hermann discutiram quais métodos devem ser elaborados para atingir os objetivos firmados. A superintendente de Políticas para Mulheres, Izabel Silveira e a secretária-adjunta de Trabalho e Emprego, Ivone Lucia Rosset, acompanhadas da promotora Sasenazy Soares Daufenbach, contribuíram para a confecção das propostas e resoluções.

Rodrigo Maciel Meloni
Assessoria/Sejudh-MT

Acesse no site de origem: Ônibus Lilás vai atender mulheres nas zonas rurais de MT (Gov/MT – 21/03/2015)