Ônibus rosa segue com atendimentos no interior do Estado (TJES – 19/11/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, o ônibus rosa, realizou nas últimas duas semanas dois atendimentos em municípios do interior do Estado. De 09 a 13 deste mês, o ônibus passou por Colatina, Região Noroeste do Estado, e de 19 a 23 de outubro a equipe esteve em Vargem Alta, Sul do Estado.

A ação nos dois municípios resultou na concessão de 17 medidas protetivas, tanto por meio de advogado, quanto diretamente no ônibus. Também foram lavrados oito boletins de ocorrência e ajuizadas três ações na área de Direito da família, essas especificamente em Vargem Alta.

Aproximadamente 330 pessoas foram atendidas e também orientadas pela equipe multidisciplinar que trabalha no ônibus, com distribuição de panfletos, cartilhas e folhetos informativos, bem como orientação e conscientização de mulheres e homens acerca dos direitos da mulher.

Dentro do ônibus, nas duas cidades, foram realizados 35 atendimentos individualizados com orientação à usuária quanto às medidas cabíveis em caso de violência doméstica. Merece destaque ainda a distribuição de material informativo à população. Ao todo, foram entregues 2190 cartilhas.

A equipe da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) destaca que foram realizadas diversas orientações e encaminhamentos na área do Direito de família, como divórcio, guarda e alimentos, para propositura de ações por meio de advogado voluntário.

É importante mencionar que os municípios de Vargem Alta e principalmente Colatina, obtiveram um expressivo número de atendimentos. A equipe do Judiciário visualizou o extremo empenho das prefeituras em acolher o projeto, especialmente através dos CREAS de cada município.

A próxima parada do ônibus rosa do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) será em Vila Velha, entre 30/11 e 04 de dezembro.

Saiba

Acontece até o próximo sábado (21), em Foz do Iguaçu (PR), o VII –FONAVID – Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. As atividades do encontro podem ser conferidas neste link: http://webcast.pr.gov.br/emap/eventos/65/index.php

Leonardo Quarto

Acesse no site de origem: Ônibus rosa segue com atendimentos no interior do Estado (TJES – 19/11/2015)