ONU: Aplicativo que ajuda na defesa das mulheres tem mais de 500 downloads na mobilização do Dia Laranja (ONU BR – 08/04/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Clique 180, parceria da ONU Mulheres e Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), está disponível nos sistemas Android e IOS

A ONU Mulheres comemoram o balanço positivo do aplicativo Clique 180, lançado em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). Foram mais de 200 mil visualizações nas redes sociais, cerca de 5 mil curtidas e mais de 500 downloads do Clique 180, entre os dias 20 e 25 de março.

Parte da divulgação do Dia Laranja – data de ação mundial em solidariedade às mulheres e meninas em situação de violência, revisitada a cada dia 25 –, o aplicativo também teve o apoio da embaixada do Reino Unido.

O aplicativo Clique 180 é uma ferramenta colaborativa para mapear os locais das cidades que oferecem risco e segurança às mulheres, com espaço para comentários da população local. Ele contém informações sobre os tipos de violência contra as mulheres, dados de localização dos serviços da Rede de Atendimento e sugestões de rota física para chegar até eles.

Na ação, a população foi convidada a indicar os locais seguros e inseguros para as mulheres por meio da ferramenta Minha Cidade Mais Segura. Em seis dias, foram registradas 10 ocorrências, entre elas denúncia de assédio a mulheres em via pública, incidência de assaltos e falta de iluminação.

As informações estão acessíveis no aplicativo e no site www.clique180.org.br, as quais poderão ser constantemente atualizadas pela população e pelo poder público. No período, 412 downloads foram feitos em telefones celulares do sistema Android e 112, da Apple Store.

Inserida na programação de 322 anos de Curitiba, a divulgação do Clique 180 no Dia Laranja em Curitiba foi comandada pela Secretaria das Mulheres da capital. Quarta capital no Mapa da Violência 2012 sobre Homicídios de Mulheres no Brasil, Curitiba adotou a política de tolerância zero à violência de gênero, conforme compromissos do prefeito, Gustavo Fruet, e da secretária de Mulheres, Roseli Isidoro.

Acesse no site de origem: ONU: Aplicativo que ajuda na defesa das mulheres tem mais de 500 downloads na mobilização do Dia Laranja (ONU BR – 08/04/2015)