Outubro Rosa é comemorado em Arapiraca com ações no Juizado da Mulher (TJAL – 27/10/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Parceria entre Judiciário, Prefeitura e escola de enfermagem promoveu orientações sobre violência contra a mulher, saúde feminina, exames, além de dia de beleza

A equipe multidisciplinar do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Arapiraca, promoveu, durante esta terça-feira (27), o evento “Instrução em Saúde para Mulheres em situação de Violência Doméstica”, em comemoração ao Outubro Rosa. As mulheres que compareceram ao Juizado receberam orientações sobre saúde, participaram de atividades para fortalecimento da autoestima, além de assistirem a apresentação de peça teatral sobre violência doméstica.

A Prefeitura Municipal de Arapiraca, por meio da Secretária de Saúde, enviou autorizações para realização de exames preventivos, como mamografia e citopatológico do colo do útero. Estagiários da Escola de Enfermagem Santa Bárbara ainda realizaram exames glicêmicos e aferição de pressão arterial das mulheres que participaram das atividades.

Durante o dia, houve entrega de brindes para as participantes que são assistidas pela equipe multidisciplinar e promovido de um dia de beleza com profissionais do Instituto Embelleze e maquiagem com consultoras da Mary Kay. Na oportunidade também foi servido lanches para os participantes da ação.

A psicóloga Dayane da Silva, uma das idealizadoras do evento, explicou a finalidade da ação. “Orientar as mulheres que são aqui assistidas pela equipe multidisciplinar do Juizado sobre a saúde, pois, não é somente função das unidades básicas de saúde e dos hospitais, mas de todos nós que trabalhamos de alguma forma com a educação, a prevenção e o atendimento”, explicou.

Para a assistente social Lany dos Santos, o Judiciário deve também se preocupar com a qualidade de vida das jurisdicionadas. “A mulher que é atendida aqui neste Juizado ela é importante quanto um todo, não acompanhamos apenas sua saída da situação de violência, mas acompanhamos seu processo de evolução. Cuidar da mulher é cuidar de sua autoestima, autonomia, saúde, dentre outros aspectos”, contou.

De acordo com a escrivã do Juizado, Valkíria Malta, a ação foi organizada pela equipe multidisciplinar, pelos servidores da Comarca e pelo juiz José Miranda Santos Júnior, substituto da juíza titular Isabelle Coutinho Dantas.

Robertta Farias

Acesse no site de origem: Outubro Rosa é comemorado em Arapiraca com ações no Juizado da Mulher (TJAL – 27/10/2015)