Palestra sobre a Lei Maria da Penha encerra atividades da Semana pela Paz em Casa no TJCE (TJCE – 11/03/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Servidoras do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participaram, nesta sexta-feira (11/03), da palestra sobre a “Lei Maria da Penha: Compreendendo o seu Direito a uma Vida de Paz”. O evento marcou o encerramento das atividades da IV edição da Semana Justiça pela Paz em Casa, no Palácio da Justiça.

O tema foi ministrado pela psicóloga Clarissa Nobre, que atua na Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJCE. Ela falou da criação da Lei Maria da Penha e o que mudou em relação ao atendimento de mulheres que sofriam agressões. Destacou que atualmente existem delegacias e juizados especializados, que realizam o atendimento adequado.

A psicóloga explicou ainda que os tipos de violência praticados contra as mulheres podem ser física, moral, psicológica, sexual e patrimonial. Ela disse que em qualquer uma dessas situações, a vítima deve denunciar o caso.

Clarissa Nobre também disse que muitas vezes a mulher vítima de violência tem dificuldade de romper com um relacionamento abusivo, seja por histórico familiar, dependência financeira, falta de apoio, receio de prejudicar o agressor e medo de vingança.

Ao final, a palestrante tirou dúvidas das participantes e apresentou vídeo com informações sobre o número 180, que recebe denúncias de casos de violência contra a mulher.

IV EDIÇÃO
A IV edição da Semana Justiça pela Paz em Casa teve início nessa segunda-feira (07/03) na Comarca de Fortaleza e em comarcas do Interior. A iniciativa teve como objetivo priorizar o julgamento de processos relativos a crimes de violência doméstica contra a mulher. Além disso promoveu ações com o objetivo de esclarecer a população sobre o tema.

Acesse no site de origem: Palestra sobre a Lei Maria da Penha encerra atividades da Semana pela Paz em Casa no TJCE (TJCE – 11/03/2016)