Palestras de conscientização são feitas em postos de Uberlândia (G1 – 07/12/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Caminhoneiros são público alvo e tema é violência contra a mulher. Confira os locais e datas onde o projeto será apresentado até janeiro.

Deram início em Uberlândia, nesta segunda-feira (7), ações que fazem parte do projeto “O Valente não é Violento”. São atividades de conscientização sobre violência doméstica, entre elas, apresentação de um espetáculo teatral que aborda o tema de forma bem-humorada, e workshops (voltados exclusivamente para homens) sobre masculinidade e estereótipos de gênero.

O projeto percorrerá postos de combustível de todo o país com o objetivo de conversar com um público majoritariamente masculino, que são os caminhoneiros. Durante a passagem por Uberlândia, também será promovida a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que acontece até quinta-feira (10) e mobiliza ações de conscientização sobre o tema em todo o mundo.

O projeto é realizado pela ONU Mulheres, em parceria com o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, da Presidência da República, e com patrocínios da Petrobras e da Mercedes-Benz.

Violência doméstica em Uberlândia

De acordo com dados da Central de Atendimento à Mulher, em Uberlândia, mais de 5.500 mulheres foram vítimas de violência doméstica apenas no ano passado, segundo o estudo “Diagnóstico da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Minas Gerais”. No primeiro semestre deste ano, cerca de 2.575 crimes com esta característica foram registrados nas delegacias da cidade.

Espetáculo Teatral

Escrita pelo jornalista Josemir Medeiros da Silva e dirigida por Tito Teijido, a peça “O Cassino do Cupido” é um espetáculo divertido que discute, de forma bem-humorada, o tema da violência contra a mulher.

“É um espetáculo popular e divertido, que traz a história de uma mulher na busca por um companheiro. Terezinha vai ao palco da Caravana para escolher um dos dois caminhoneiros, um deles faz o papel do bonitão, mas bem mau-caráter; enquanto o outro é educado, mas longe de ser bonitão. Pelo contrário, bem rústico”, afirma Tito Teijido, diretor artístico do espetáculo, que teve consultoria do Instituto Patrícia Galvão.

Confira a programação

7 e 8 de dezembro
Décio Parada Bonita (Rod. BR 365, km 640)

10 e 11 de dezembro
Décio Buriti (Rod. BR 050, km 61)

14 de dezembro
Uberlândia Caminhões e Ônibus (Av. Paulo Roberto da Cunha Santos, nº 2.181)

4 e 5 de janeiro
Décio Uberlândia (BR 050 Km 85,8, s/n°)

7 e 8 de janeiro
Décio BR 497 (Anel Viario Estaca, 241)

Acesse no site de origem: Palestras de conscientização são feitas em postos de Uberlândia (G1 – 07/12/2015)