Paquistão revisará leis contra crimes ‘de honra’ e estupro (Zero Hora – 21/07/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O Paquistão, onde na semana passada houve um novo crime de “honra” cuja vítima era uma estrela famosa, vai rever a sua legislação contra este tipo de crime e contra estupros, declarou à AFP nesta quinta-feira uma fonte oficial.

Centenas de mulheres são mortas a cada ano no Paquistão por suas famílias sob o pretexto de que mancharam a “honra” da família.

Uma comissão composta por membros de ambas as câmaras do parlamento paquistanês examinará na quinta-feira alterações às leis atuais contra crimes “de honra” e estupro, indicou Hasan Murtaza Bukhari, secretário da comissão.

“Uma vez tratados e aprovados pela comissão, os textos vão passar a uma sessão conjunta do parlamento”, acrescentou.

Uma polêmica disposição da lei islâmica em vigor no Paquistão prevê que homens que matarem parentes do sexo feminino podem escapar de qualquer sentença, se a família “perdoá-lo” em troca do pagamento de uma multa.

Esta lacuna é regulamente denunciada no país, como uma maneira de incentivar esses crimes.

Esta semana o debate voltou com força após uma jovem, muito famosa nas redes sociais, Qandeel Beloch, ser estrangulada na sexta-feira por seu irmão, que disse que agiu em nome da “honra” da família.

O primeiro-ministro Nawaz Sharif prometeu em fevereiro erradicar os crimes de honra, mas, desde então, não fez qualquer mudança na legislação.

*Com informações da  AFP

Acesse no site de origem: Paquistão revisará leis contra crimes ‘de honra’ e estupro (Zero Hora – 21/07/2016)