Patrulha Maria da Penha da PM faz conscientização sobre assédio sexual no Terminal Bandeiras em Goiânia (Diário de Goiás – 13/05/2018)

Na próxima segunda-feira (14), a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, irá realizar uma ação de conscientização contra o assédio sexual no Terminal Bandeiras, com a participação de oito policiais militares, por meio da Operação Ponto Final, para a melhoria da segurança nos terminais de ônibus da Grande Goiânia. A ação será realizada de 7h às 11h e das 17h às 19h.

Uma cartilha será distribuída com objetivo de alertar as mulheres sobre a ação da Patrulha Maria da Penha, que atua na Região Metropolitana e também nas demais regiões de Goiás. A Secretaria Cidadã é parceira desta ação, por meio da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, que levará a equipe multidisciplinar da Secretaria Cidadã, composta por uma psicóloga, uma assistente social e uma advogada, para dar apoio jurídico, em parceria com o Ministério Público Estadual.

Os policiais vão abordar as pessoas – inclusive dentro dos ônibus – com objetivo de conscientizá-las sobre o que é o assédio sexual e as maneiras de denunciar este crime, infelizmente comum nas metrópoles brasileiras.

Unidade Móvel de Atendimento à Mulher

A equipe da Secretaria da Mulher vai realizar atendimentos dentro de um ônibus da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher (UMAM), que estará estacionado nos terminais, com uma equipe de profissionais mulheres composta por uma psicóloga, uma assistente social e uma advogada, para que as pessoas que, em algum momento, sofreram algum tipo de assédio sexual, possam ter o apoio necessário.

Os terminais Vera Cruz e Padre Pelágio já foram atendidos. Após o Terminal Bandeiras, a ação será estendida para o Terminal Novo Mundo.

O secretário Murilo Mendonça e a superintendente executiva da Mulher e da Igualdade Racial, Onaide Santillo, estarão no Terminal Bandeiras às 9h da manhã para acompanhar ação da Patrulha Maria da Penha. A promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) dos Direitos Humanos do Ministério Público Estadual, Patrícia Otoni Pereira, também participará da ação.

Acesse no site de origem: Patrulha Maria da Penha da PM faz conscientização sobre assédio sexual no Terminal Bandeiras em Goiânia (Diário de Goiás – 13/05/2018)