Patrulha Maria da Penha realiza 288 acompanhamentos a medidas protetivas (PMCG – 29/04/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Desde fevereiro de 2015, quando a Guarda Civil Municipal passou a atuar na Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande já foram realizadas 288 acompanhamentos das medidas protetivas e um boletim de atendimento de emergência. A Patrulha Maria da Penha, instalada na Casa da Mulher Brasileira, é composta por guardas civis municipais e tem o objetivo de acompanhar e garantir a efetividade das medidas protetivas de urgência e reprimir a prática de violência contra a mulher.

O grupamento é formado por 20 guardas municipais. Entre as atribuições da equipe está o atendimento imediato. Além de monitorar o cumprimento das normas penais, com um acolhimento humanizado, as patrulhas realizam um trabalho de prevenção e de combate a violências física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres. A Patrulha Maria da Penha acompanha as mulheres que estão sobre medida protetiva, realizando visitas e acompanhamento constante para garantir a segurança e o bem-estar dessas cidadãs.

O secretário de Segurança Pública de Campo Grande, Valério Azambuja, destaca que o trabalho realizado é de extrema relevância para oferecer proteção às mulheres vítimas de violência. “Temos atualmente um grupo treinado e estruturado para atender as ocorrências, em prontidão 24 horas e prestar total apoio as mulheres que necessitarem”.

Azambuja enfatiza que a patrulha demonstra a importância que a Guarda Municipal tem ao participar da rede de enfrentamento à violência. “O trabalho realizado pelos guardas oferece, além de segurança, um acolhimento emocional que propicia as vítimas se encorajarem e retomarem novamente as atividades pertinentes a sua rotina diária”, ressalta.

Azambuja informa ainda que a Patrulha Maria da Penha deverá passar por novas capacitações nos próximos dias visando o aperfeiçoamento das ações de combate à violência contra as mulheres.

Fonte/Autor: Silmara Silva Guimarães DRT 141/MS

Acesse no site de origem: Patrulha Maria da Penha realiza 288 acompanhamentos a medidas protetivas (PMCG – 29/04/2015)