Patrulha Maria da Penha recebe duas novas viaturas (TJPR – 11/03/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, participou das comemorações do aniversário de 2 anos de instalação da Patrulha Maria da Penha.

No Dia Internacional da Mulher, 08 de março, foram entregues à Patrulha Maria da Penha duas novas viaturas. A cerimônia ocorreu no Salão Brasil da Prefeitura Municipal de Curitiba, no Centro Cívico.

A Patrulha Maria da Penha funciona devido a uma parceria do Tribunal de Justiça, através da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) e do Juizado de Violência Doméstica da Capital, e da Prefeitura de Curitiba, através das Secretarias da Mulher e da Defesa Social, coordenado pela Guarda Municipal de Curitiba.

Os dois veículos foram adquiridos com recursos provenientes de emenda parlamentar, destinada por 12 vereadores do Município. As equipes que atuarão nesse serviço contarão com aparelhos celulares, GPS e radiocomunicador, assim como acontece nos outros quatro veículos em circulação para atendimento às demandas do programa.

Desde sua criação, há dois anos, a Patrulha Maria da Penha já realizou 6.370 atendimentos de mulheres em situação de violência e deteve 87 agressores em flagrante, que foram encaminhados para Delegacia da Mulher de Curitiba. Entre as mulheres acompanhadas pela Patrulha, não foi registrado nenhum caso de reincidência.

Com a eficácia da Patrulha Maria da Penha durante seus dois anos de funcionamento, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, sancionou a lei municipal 14.790/2016, que transforma em política pública permanente o que até então era um programa de governo para proteger as mulheres, prevenir, monitorar e acompanhar os casos de violência doméstica e familiar.

“Esse trabalho em conjunto com a Prefeitura tem dado resultado na garantia da efetividade dos direitos contidos na Lei Maria da Penha (11.340/2006)”, disse a juíza titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Márcia Margarete do Rocio Borges.

Também participaram da solenidade a secretária da mulher, Roseli Isidoro, a vice-prefeita Mirian Gonçalves, a presidente da Fundação de Ação Social, Marcia Oleskovicz Fruet, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, inspetora Cleusa Pereira, o presidente da Câmara Municipal, Paulo vereador Salamuni e demais vereadores de Curitiba, secretários municipais de diversas áreas, patrulheiros e chefes de núcleos da Guarda Municipal de Curitiba.

Acesse no site de origem: Patrulha Maria da Penha recebe duas novas viaturas (TJPR – 11/03/2016)