Patrulha Maria da Penha será implantada em mais três municípios (Gov RS – 08/05/2013)

Reuniões definiram que Esteio, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul passarão a contar com o programa (Foto: Andreza Fiuza)

Reuniões definiram que Esteio, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul passarão a contar com o programa (Foto: Andreza Fiuza)

Esteio, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul passarão a contar com a Patrulha Maria da Penha, uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para o enfrentamento à violência doméstica. Em reuniões realizadas entre segunda-feira (06) e esta quarta (08) com as prefeituras, autoridades e comandos policiais, foi definido o início das atividades do projeto no segundo semestre deste ano. Os três municípios já contam com o policiamento comunitário.

De acordo com a chefe de gabinete da SSP, Raquel Gomes, essa é a primeira vez que a Segurança Pública se preocupa efetivamente com o enfrentamento à violência contra a mulher. “A Patrulha Maria da Penha é um programa inovador, que integra as instituições no compromisso com as questões de violência doméstica.”

Integrada ao projeto, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) atuará de forma transversal com a Polícia Civil, Brigada Militar e Instituto-Geral de Perícias, informando a Patrulha Maria da Penha sobre a libertação do agressor do sistema penitenciário para que seja monitorado também em liberdade.

O Governo do Estado dará suporte às prefeituras para a capacitação dos policiais e no recebimento das viaturas identificadas e dos equipamentos necessários ao patrulhamento.

Segundo o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, o trabalho da Patrulha Maria da Penha não atuará apenas nos Territórios de Paz – localidades de vulnerabilidade social com projetos do Governo para promover a cidadania -, mas abrangerá todo o município. “Esteio terá o comprometimento no enfretamento à violência doméstica. Trabalharemos de forma efetiva nessa questão”, disse o prefeito.

A proposta também ganhará empenho das autoridades de Santa Cruz do Sul. “Tudo que for necessário para realizar este trabalho da melhor forma, será feito”, disse a vice-prefeita, Helena Hermany.

Já em Caxias do Sul, as coordenadorias das mulheres, juntamente com os comandos policiais, estão engajados na realização da Patrulha Maria da Penha na cidade.

A Patrulha Maria da Penha é um programa da Secretaria da Segurança Pública que atua de forma integrada com suas vinculadas, além da Secretaria de Políticas para as Mulheres, na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica. A Brigada Militar, pessoalmente, faz o acompanhamento das medidas protetivas solicitadas pelas vítimas.

Texto e foto: Andreza Fiuza

Acesse no site de origem: Patrulha Maria da Penha será implantada em mais três municípios (Gov RS – 08/05/2013)