‘Paz em Casa’: TJ do Rio realiza quase 900 audiências sobre violência contra a mulher (TJRJ – 06/08/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Até o início da noite desta quinta-feira, dia 6, haviam sido realizadas 885 audiências durante o mutirão para solucionar casos de violência contra a mulher. Os dados parciais são contabilizados pela Diretoria-Geral de Apoio aos Órgãos Jurisdicionais (DGJUR) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Além disso, houve 16 julgamentos de crimes de feminicídio nos Tribunais do Júri, o dobro do previsto.

A segunda edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, que termina nesta sexta, dia 7, mobilizou juízes de todas as comarcas do estado do Rio para intensificar a agenda de audiências e julgamentos. Estavam previstas um total de 1.439 audiências.

Além da programação desenvolvida durante a semana da campanha, outros eventos serão realizados até o fim de agosto. Haverá uma edição da Ação Social no dia 15 especialmente voltada para o tema. Representantes do Ministério Público, da Defensoria e da Prefeitura do Rio vão fazer atendimentos às mulheres na Vila Olímpica Mané Garrincha, na Rua Carlos Seixas, s/n°, no bairro do Caju. Também serão oferecidos serviços de saúde e oficinas de cultura.

No dia 19, o Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) do TJRJ vai promover um ciclo de palestras no Colégio Menezes Cortes, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, sobre Educação e Igualdade de Gênero, buscando despertar, mobilizar e conscientizar crianças e jovens sobre a gravidade do tema.

Nos dias 20 e 21 de agosto será realizado um seminário internacional sobre Violência de Gênero e Feminicídio, reunindo autoridades da Espanha, Itália, Argentina, Chile e Brasil. O debate vai acontecer no Auditório Antônio Carlos Amorim, da Escola da Magistratura do Rio (Emerj), no 4° andar da Lâmina II do TJRJ.

Também há previsão de que, em novembro, seja realizada a terceira edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, ainda com data a ser definida.

JL/AB

Acesse no site de origem: ‘Paz em Casa’: TJ do Rio realiza quase 900 audiências sobre violência contra a mulher (TJRJ – 06/08/2015)