PC e Ministério Público se reúnem para alinhar metodologias no enfrentamento a violência doméstica (Gov/ES – 02/09/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A Polícia Civil, por meio da chefe de Polícia delegada, Gracimeri Gaviorno, se reuniu na tarde desta sexta-feira (02) com a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica contra a Mulher (Nevid), Cláudia Regina Santos Albuquerque Garcia, com o superintendente de Polícia Regional Metropolitana, delegado Cláudio Victor, além das delegadas titulares dos Distritos Policiais de Atendimento a Mulher (DPAM) da Região Metropolitana e das que atuam no Plantão Especializado da Mulher( PEM). A reunião foi realizada na sala do Conselho da Polícia Civil, em Vitória.

Segundo a chefe de Polícia, o objetivo de debater sobre as orientações e atendimentos realizados pela Policia Civil às vítimas de violência doméstica e alinhar as metodologias de trabalho utilizadas. “Nada melhor do que ouvir os desafios enfrentados por vocês, que lidam diariamente com esse tipo de crime, para podermos traçar a melhor maneira de realizar esse atendimento, preservando sempre a vítima e proporcionando um maior acolhimento para ela, bem como para as necessidades dela”, afirmou.

Durante a reunião, a promotora de Justiça ouviu as sugestões das delegadas em relação ao atendimento às mulheres. “Neste primeiro momento, precisamos desconstruir alguns conceitos para trabalhar a Lei Maria da Penha. Em seguida, temos que fortalecer e nos aproximar da Rede de Proteção à Mulher, como a Casa Abrigo. Por último, iremos discutir as questões jurídicas”, esclareceu.

Por isso, de acordo com a coordenadora do Nevid, a sugestão é promover a capacitação dos policiais civis que atuam, diretamente, nas unidades especializadas em atendimento à mulher. “Temos que capacitar para oferecer o melhor atendimento para as vítimas de violência doméstica e também para fortalecer as políticas públicas e enfrentar os crimes previstos na Lei Maria da Penha”, afirmou.

Sendo assim, ao final da reunião ficou acertado que o Nevid, por meio de suas psicólogas e sua assistente social, irá oferecer uma capacitação para cerca de 90 policiais civis, que atuam nos DPAM’s e no PEM, com instruções voltadas para todos os pontos levantados pelas delegadas durante a reunião.

O curso será realizado nos meses de outubro e novembro e terá duração de quatro horas. Segundo o superintendente, os policiais serão divididos em três turmas, sendo cada uma com 30 policiais civis.

Além disso, Cláudio Victor também informou que a Polícia Civil, está estudando junto a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), a criação de uma capacitação específica sobre o tema a ser destinada aos policiais civis que atuam nessas unidades.

Fernanda Pontes

Acesse no site de origem: PC e Ministério Público se reúnem para alinhar metodologias no enfrentamento a violência doméstica (Gov/ES – 02/09/2016)