Pernambuco recebe, nesta 4ª feira, duas unidades móveis para atender mulheres das áreas rurais (SPM – 06/11/2013)

Doados pela SPM, gestão dos veículos ficará a cargo do governo de Pernambuco, com apoio da sociedade civil (Foto: Samuel Cardoso/SPM)

Doados pela SPM, gestão dos veículos ficará a cargo do governo de Pernambuco, com apoio da sociedade civil (Foto: Samuel Cardoso/SPM)

Ônibus circularão em áreas rurais para apoiar a prestação de serviços de atendimento, acolhimento e orientação às mulheres em situação de violência e acesso à Lei Maria da Penha. De janeiro a junho deste ano, 137 dos 185 municípios acessaram o Ligue 180, da SPM

Mulheres das matas, campos, florestas, quilombos, sertões e agrestes pernambucanos receberão duas unidades móveis para acesso a direitos e à Lei Maria da Penha. Os veículos serão entregues pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), nesta quarta-feira (06/11), em Olinda, ao vice-governador João Soares Lyra Neto (PSB-PE). Na ocasião, será firmada nova parceria entre União e estado para campanhas de enfrentamento à violência de gênero. O ato acontecerá, às 16h, do Salão de Eventos da Sede Provisória do Governo de Pernambuco.

Preparados para circular nas áreas rurais, os dois ônibus estão equipados com duas salas de atendimento, netbooks com roteador e pontos de internet, impressoras multifuncionais (para digitalização de documentos e fotocópias), geradores de energia, ar condicionado, projetor externo para telão, toldo, 50 cadeiras, copa e banheiro. Possuem instalações para a acessibilidade de pessoas com deficiência. Foram adquiridos por R$ 550 mil, cada um, e atendem à reivindicação da Marcha das Margaridas, acolhida pela presidenta Dilma Rousseff, em 2011.

As unidades móveis fazem parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e se somam ao programa ‘Mulher, Viver sem Violência’. Percorrerão áreas rurais para apoiar a prestação de serviços de atendimento, acolhimento e orientação às mulheres em situação de violência, a fim de terem acesso e proteção da Lei Maria da Penha.

Calendário e localidades a serem atendidas pelos ônibus estão sendo organizados pelo governo estadual e pelo Fórum Estadual de Mulheres do Campo e da Floresta, contando com o apoio da SPM, do Fórum Nacional e da coordenação da Marcha das Margaridas.

Violência machista – Pernambuco é o 10º estado em assassinato de mulheres no país, e Recife, a sexta dentre as capitais. Oito municípios pernambucos estão entre os mais violentos: Bezerros (26º), Abreu e Lima (66º), Ipojuca (73º), Surubim (74º), Cabo do Santo Agostinho (78º), Vitória de Santo Antão (86º), Paulista (87º) e Arcoverde (100º).

De janeiro a junho deste ano, Pernambuco obteve 12.577 registros da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da SPM, sendo o 13º estado em ocorrências. A maior parte do estado foi acolhida pelo Ligue 180 – 137 dos 185 municípios, correspondendo a 74% de cobertura.

Pernambuco possui 33 serviços: 12 centros de referências, 11 delegacias, cinco varas adaptadas, duas defensorias públicas, duas casas-abrigo e uma promotoria.

Cerimônia de entrega de duas Unidades Móveis para Mulheres em Situação de Violência no Campo e na Floresta
Data: 6 de novembro de 2013 (quarta-feira)
Horário: 16h
Local: Salão de Eventos da Sede Provisória do Governo de Pernambuco (Centro de Convenções – Av. Agamenon Magalhães, 200 – Salgadinho) – Olinda/PE

Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM

Acesse no site de origem: Pernambuco recebe, nesta 4ª feira, duas unidades móveis para atender mulheres das áreas rurais (SPM – 06/11/2013)