PJ do Riacho Fundo promove evento sobre violência de gênero e feminicídio (MPDFT – 03/08/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Com foco na prevenção do feminicídio, o evento visa à discussão interinstitucional para promover um atendimento em rede qualificado e articulado

Para fomentar o debate sobre a violência de gênero, a Promotoria de Justiça do Riacho Fundo promove o seminário “Feminicídio: fortalecendo o trabalho em rede com foco na prevenção”. O evento será realizado em 19 de agosto no Fórum do Riacho Fundo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 15 de agosto. A programação conta com apresentação de vídeo sobre o primeiro caso de feminicídio julgado no Tribunal do Júri do Riacho Fundo, palestras, mesas-redondas e debates. Clique aqui para inscrever-se.

A coordenadora das Promotorias de Justiça do Riacho Fundo, Liz-Elainne Mendes, reforça a importância da aproximação do Ministério Público com a comunidade, por meio de seminários e encontros mensais da rede intersetorial. Para a promotora de Justiça, atividades como essa, ao mesmo tempo que esclarecem a população sobre o tema, fomentam a articulação do trabalho em rede, reduzindo ou eliminando os riscos de feminicídios.

“Neste ano, a prevenção ao feminicídio tem destaque no seminário, ao lado da comemoração dos 10 anos da Lei Maria da Penha. As estatísticas dos órgãos de segurança, infelizmente, revelam que as mulheres correm mais risco de morte em casa e por pessoas de seu convívio familiar do que nas ruas. Por isso, o trabalho em rede é de essencial importância para dar visibilidade às situações de risco e para prevenir as mortes violentas de mulheres, afirma Liz-Elainne.

Feminicídio evitável

A assistente social da PJ do Riacho Fundo Solange Félix explica que a literatura sobre o tema aponta que o feminicídio é evitável se a mulher for acolhida e protegida no momento em que sinaliza a necessidade da intervenção estatal. “Somente uma rede qualificada e fortalecida pode dar esse suporte”, defende.

Participam do evento representantes do MPDFT, do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT), da Defensoria Pública, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), do Núcleo de Combate ao Feminicídio e da Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal (Sedestmidh).

Serviço

Seminário “Feminicídio: fortalecendo o trabalho em rede com foco na prevenção”
Data: 19 de agosto
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Plenário do Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Cândido Colombo Cerqueira – QS 2, Lota A, Riacho Fundo I -DF
Inscrições: www.mpdft.mp.br/inscricoes
Programação: clique aqui

Acesse no site de origem: PJ do Riacho Fundo promove evento sobre violência de gênero e feminicídio (MPDFT – 03/08/2016)