Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres é apresentado à sociedade (DPMT – 30/04/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O Conselho Estadual de Direitos da Mulher, presidido pela Defensora Pública Rosana Leite Antunes de Barros, realizou, na manhã desta quinta-feira (30), Dia Nacional da Mulher, a abertura do III Seminário Estadual com objetivo de discutir o Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. Presente no evento, o Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, destacou a importância de debates como este para a validação daquilo que a Constituição Federal já prevê: a igualdade.

“A sociedade só irá mudar, quando se organizar. A realização de debates vazios não soluciona o problema, são necessários ambientes como esse, com debates qualificados, para conquistarmos as mudanças que queremos. Além disso, as Instituições precisam se unir, para mudar a cultura e a forma de olhar para o próximo, que carece de mais carinho e amor”, declarou Djalma Mendes, ressaltando que a Defensoria Pública sempre estará presente a apoiando iniciativas como esta.

internaDe acordo com Rosana Leite, vários Estados possuem um Plano de Políticas Públicas para Mulheres e Mato Grosso, que é referência na aplicação da Lei Maria da Penha, ainda não. “Não temos como dialogar com o Estado se não temos um plano que mostre onde estão as dificuldades, que apresente um diagnóstico preciso de quem são as mulheres e dos municípios onde os números de violência doméstica são mais altos. Com este plano será muito mais fácil trabalhar para reduzir a violência doméstica e a discriminação, uma vez que teremos um diagnóstico preciso”.

O plano foi elaborado com base em seis eixos, sendo eles diagnóstico, educação, saúde, trabalho, violência e gestão e monitoramento. “Hoje estamos apresentando-o para o Governo e para sociedade, a fim de ajustá-lo conforme ideias e informações que forem trazidas. Estamos sedentas de ajuda e informação. Precisamos de mudança, de novos tempos e que a cidadania seja exercida tal qual está prevista na Constituição”, pontuou a Defensora, acrescentando que o plano deve ser encaminhado ao Governo em dez dias.

O seminário, fruto de parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), será realizado na Assembleia Legislativa, Auditório Licínio Monteiro, até às 17h. Dentre as autoridades presentes na abertura, estavam ainda a Desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, o Presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público, Miguel Slhessarenko, a Superintendente de Políticas Públicas da Mulher, Isabel Silveira, o Secretário-adjunto de Direitos Humanos do Estado, Zilbo Bertoli Júnior, membros do Conselho de Direitos da Mulher, dentre outras autoridades.

Gabriela Galvão 
Assessoria de Imprensa

Acesse no site de origem: Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres é apresentado à sociedade (DPMT – 30/04/2015)