PM participa de caminhada orientativa sobre violência sexual contra crianças e adolescentes (PMSC – 01/07/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Na tarde desta quarta-feira (29), a Polícia Militar de Santa Catarina, através do programa Escola Mais Segura, desenvolveu, juntamente com o Grupo Juvenil “Gritos de Socorro” e a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente de São Miguel do Oeste, a “Caminhada Orientativa de Prevenção a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”.

A caminhada teve início no 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron), seguiu em direção ao centro da cidade, e atingiu o comércio local e pedestres. O objetivo da caminhada foi orientar os pais a conversarem com seus filhos sobre educação sexual, seja criança ou adolescente, assim como sobre a diferença de um toque bom (cafuné na cabeça) para um toque ruim (toques nas partes íntimas). Foi destada a importância da criança ser estimulada a contar a um adulto de confiança, se por acaso receber um toque ruim. Além da orientação, foi realizada a entrega de um folder e a fixação de cartazes no comércio local.

Muitas vezes, as crianças ou adolescentes não sabem que estão sendo violentados sexualmente, daí a importância dos pais quebrarem este tabu e auxiliarem na prevenção a este tipo de violência, simplesmente falando sobre o assunto com seus filhos, não importando a idade deles. Pela segurança dos filhos, os pais precisam aceitar o desafio, e conversar hoje mesmo com eles sobre:
– educação sexual: fale sobre sexualidade, sobre o corpo e suas mudanças. Procure responder suas perguntas e dúvidas, na linguagem deles e sem excessos;
– ensine-os a diferenciar toques bons (abraço de saudade, cafuné na cabeça) de toques ruins (tocar as partes íntimas, carinhos em segredo);
– que caso recebam um toque ruim, que contem a um adulto (diretora, professora, mãe…).

A caminhada contou com a participação da Justiça da Infância e Juventude, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal da Educação, Gerencia Regional de Educação (Gered), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) São Luiz e Santa Rita, Escola de Educação Básica Guilherme Missen, 9ª Região de Polícia Militar de Fronteira (4ª RPM/Fron) e 11º BPM/Fron.

“Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: prevenir é falar sobre o assunto.”

(Texto: soldado Talita Carla Lorenski da Silva I Fotos: soldado Antonia Erica Somavilla)

Acesse no site de origem: PM participa de caminhada orientativa sobre violência sexual contra crianças e adolescentes (PMSC – 01/07/2016)