Polícia Civil capacita servidores para aperfeiçoar o atendimento às vítimas de violência doméstica (PCSC – 27/04/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Indo ao encontro do Governo Federal de estabelecer novas diretrizes para a organização e a integração do atendimento às pessoas em situação de violência sexual pelos profissionais de segurança pública e de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), a Polícia Civil busca capacitação de seus profissionais psicólogos(as) da instituição para melhor atender essas vítimas.

Oito psicólogos policiais civis participam, juntamente à Delegada de Polícia Civil, Patrícia Zimmermann D’Ávila, coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, do Seminário: Atenção às  Pessoas em Situação de Violência Sexual, que acontece nesta segunda e terça-feira, 27 e 28 de abril, no Hotel Cambirella, na capital catarinense. O evento é promovido pelo Ministério da Saúde.

O objetivo do seminário é instruir os diversos ramos de atividades que atendem as mulheres vítimas de violência sexual. Na prática, capacitar os operadores de saúde em interface com essas outras áreas de atuação que fazem parte desse processo de violação de direitos. “Além de trabalhar de maneira alinhada com a proposta governamental, é uma oportunidade de buscar informações e trabalhar em rede”, ressaltou o psicólogo policial, Renato Weber.

A Delegada Patrícia integra solenidade do evento, representando o Secretário de Segurança Pública, Cesar Grubba.

Mais informações:

Há cerca de um mês, no dia 25 de março, foi assinada pelos ministérios da Saúde, da Justiça e pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) uma portaria que determina novas diretrizes para a organização e a integração do atendimento às vítimas de violência sexual pelos profissionais de segurança pública e de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria interministerial integra as ações do Programa Mulher: Viver sem Violência.

A medida visa implementar, em âmbito nacional, o registro de informações e a coleta de vestígios durante o atendimento prestado em hospitais a pessoas em situação de violência sexual.

Acesse no site de origem: Polícia Civil capacita servidores para aperfeiçoar o atendimento às vítimas de violência doméstica (PCSC – 27/04/2015)