Polícia Civil inaugura instalações da Delegacia da Mulher em Soure (Gov/Pará – 29/09/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A Polícia Civil já conta com uma nova Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher em funcionamento no interior do Pará. Localizada na 4ª Rua, entre travessas 14 e 15, no bairro Centro, em Soure, na ilha do Marajó, a unidade atende ocorrências de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher previstos na Lei Maria da Penha. As instalações foram entregues à comunidade nesta semana. Atualmente, o Pará tem 16 delegacias da mulher.

A Polícia Civil já conta com uma nova Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, a 16ª do Estado, localizada em Soure, na ilha do Marajó (Foto: Agência Pará)

A Polícia Civil já conta com uma nova Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, a 16ª do Estado, localizada em Soure, na ilha do Marajó (Foto: Agência Pará)

No espaço, as mulheres podem fazer denúncias de violência doméstica e recebem orientações, explica a delegada Simone Edoron, diretora de atendimento a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil. Antes as ocorrências de violência doméstica eram registradas na sede da Polícia Civil de Soure. A delegada salienta que é importante, para as mulheres, contar com um espaço específico de atendimento visando a garantia de direitos das mulheres vítimas de violência. “As mulheres se sentirão acolhidas e terão um atendimento humanizado e especializado”, destaca.

A Delegacia da Mulher também atua no esclarecimento e aconselhamento às mulheres, além de atender solicitações de medidas protetivas de urgência para que o acusado não entre em contato com a vítima, bem como não se aproxime dela, como garantia da integridade física. Além disso, a unidade tem parcerias para encaminhamentos com outros órgãos do município, como Conselho Tutelar e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), para atendimento às mulheres.

Cobertura – Desde o ano de 2011, o Pará conquistou avanços na melhoria do atendimento oferecido às mulheres vítimas de violência. Além da criação da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis, em 2012, que possibilitou atendimento diferenciado a pessoas em situação de vulnerabilidade, violência e discriminação social, como crianças, adolescentes e mulheres, a elevação do número de Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher foi outro grande avanço. Em 2011, o Estado tinha cinco unidades do gênero.

No ano passado, foram instaladas novas delegacias da mulher em cidades como Capanema, no nordeste paraense, e em Barcarena, no Baixo Tocantins. Além disso, foram implantados cinco polos do Pro Paz Integrado, para prestar atendimento especializado, tanto às mulheres quanto às crianças e adolescentes, em Santarém, no oeste paraense; Tucuruí, no sudeste do Pará; Altamira, no sudoeste; Paragominas, no nordeste do Estado, e em Bragança, região do Caeté.

Em Belém, foi inaugurado o Pro Paz Mulher Deam, para atender as mulheres vítimas de violência na região metropolitana. Considerada referência nacional, a unidade garante atendimentos policial e social, com equipe de psicólogos e assistentes sociais.

Walrimar Santos
Polícia Civil

Acesse no site de origem: Polícia Civil inaugura instalações da Delegacia da Mulher em Soure (Gov/Pará – 29/09/2015)