População é convocada para debater sobre plano contra violência sexual (G1/Rondônia – 09/11/2016)

Medidas serão para os próximos 10 anos em Ji-Paraná (RO). Levantamento do Creas aponta mais de 73 estupros contra crianças em 1 ano.

Um novo plano contra a violência sexual será debatido no dia 23 de novembro em Ji-Paraná, na região central de Rondônia. A audiência pública acontecerá na Câmara Municipal da cidade, que convoca toda a população para debater quais as ações serão adotadas no Plano Decenal Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescente, que será válido pelos próximos 10 anos.

Semas e Creas elaboram o novo plano e aguardam participação da população de Ji-Paraná (Foto: Pâmela Fernandes/G1)

Semas e Creas elaboram o novo plano e aguardam participação da população de Ji-Paraná (Foto: Pâmela Fernandes/G1)

A formação do plano quer encontrar maneiras de combater este tipo de violência onde, de acordo com as pesquisas realizadas pelo Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (Creas), de 2012 a 2014 foram registrados em Ji-Paraná 242 casos de violências contra crianças e adolescentes.

Deste número, 87% dos casos são contra meninas. As ocorrências caíram de 2013 para 2014. Entretanto, os números continuam sendo muito alarmantes. 73 casos foram registrados e maior parte deles, dentro de ambiente familiar, onde os pais e padrastos são os agressores.

Segundo a Semas, a primeira etapa do plano já foi cumprida e o documento para consulta pública já está disponível no site da prefeitura da cidade. Os cidadãos que preferirem, também podem enviar sugestões pelo e-mail [email protected] Todas as sugestões serão analisadas e o plano será finalizado. Depois de aprovado, ele servirá de base para as ações de combate à este tipo de violência na cidade.

Acesse no site de origem: População é convocada para debater sobre plano contra violência sexual (G1/Rondônia – 09/11/2016)