Porto Velho: Pit Stop conscientiza sobre Lei Maria da Penha (Rondônia Dinâmica – 09/08/2013)

Várias ações de conscientização estão programadas para acontecer ao longo de todo esse mês em Porto Velho (Foto: Medeiros)

A Prefeitura Municipal de Porto Velho, via Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres – CMPPM, dentro do programa de comemoração dos 7 anos da lei Maria da Penha, realizou “pit stop” , na última quinta-feira (08-08), na esquina da Av. Jorge Teixeira com a Av. Carlos Gomes, objetivando conscientizar a população sobre a importância da lei que estabeleceu o direito e a segurança da mulher brasileira e que é reconhecida pela ONU como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres.

Segundo explicou Vanuza Machado, Assessora Executiva da CMPPM, várias ações estão programadas para acontecer ao longo de todo esse mês. Segmentos municipais variados, como também outras instituições públicas e privadas, estarão ofertando suas contribuições por meio de serviços diversificados, principalmente à população feminina de Porto Velho.

“Faz-se necessário maior conhecimento público acerca da chaga social sobre a qual a Lei Maria da Penha se refere. Essa mazela sociocultural afeta ainda um número exorbitante de mulheres a cada ano. Com essas atividades, programações e pesquisas, queremos também aprofundar mais nossos conhecimentos, a fim de que possamos trabalhar nos próximos anos com grande gama de dados que nos possibilitem incrementar ações mais pontuais. Esperamos poder atender diretamente aos problemas que com maior frequência têm sido observados como ocorrências mais rotineiras em relação às mulheres de nossa sociedade”, disse Sinara Marques, assessora executiva da CMPPM.

“Nos dias 10 e 11/08, membros da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, do Conselho Municipal do Direito das Mulheres e da Secretaria Municipal de Assistência Social estarão proferindo palestras diversificadas. Nos dias 17, 20 e 31/08 atividades variadas estarão acontecendo, mas, principalmente, ocorrerá uma pesquisa por meio de questionários sobre a realidade das mulheres e as consequências práticas da Lei Maria da Penha em suas vidas cotidianas”, informou Sinara Marques.

“Por determinação do prefeito, Dr. Mauro Nazif, esse trabalho de conscientização dos direitos da mulher será uma atividade permanente da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. Além de divulgar mais a lei Maria da Penha, queremos também realizar um grande levantamento acerca da relação e do pensamento de nossas mulheres sobre a lei e a realidade em que vivem. Por meio desse estudo poderemos implementar ações mais pontuais, voltadas a real condição de nossas mulheres, a partir dos dados demonstrados na pesquisa ”, explicou Vanuza Machado.

Texto: Adaides Batista\Renato Menghi

Acesse no site de origem: Porto Velho: Pit Stop conscientiza sobre Lei Maria da Penha (Rondônia Dinâmica – 09/08/2013)