Posto Médico-Legal de Ijuí contará com a Sala Lilás para atendimento às mulheres vítimas de violência (Gov. RS – 01/12/2014)

A nona unidade da Sala Lilás no Rio Grande do Sul será inaugurada às 10h da próxima quinta-feira (4), em Ijuí. O espaço de acolhimento e orientação às mulheres vítimas de violência integra o Posto Médico Legal do município, na Rua Coronel Dico, 759.

A Sala Lilás oferece atendimento especializado à mulher vítima de violência. Atualmente instalada em oito cidades gaúchas (Porto Alegre, Santana do Livramento, Caxias do Sul, Bagé, Vacaria, Rio Grande, Lajeado e Canoas), a Sala Lilás evita que a vítima passe por situações de constrangimento.

Além do espaço de acolhimento humanizado, o projeto prevê a sensibilização dos profissionais para o problema da violência de gênero – o que contribui também para qualificar a coleta de provas para materialidade do crime e responsabilização do agressor. Nesse sentido, um diferencial desse serviço tem sido o encaminhamento de mulheres para a perícia psíquica, quando solicitado pela autoridade policial ou pelo Ministério Público.

Na Sala Lilás, as mulheres têm total privacidade, enquanto aguardam o atendimento para a perícia física são recebidas pelo serviço psicossocial e podem fazer o retrato falado digital.

A perícia física compreende o exame de lesões e a coleta de material biológico para exames periciais. O serviço psicossocial foi criado para ajudar as vítimas de violência doméstica e familiar e de abuso sexual. Assistentes sociais reúnem informações sobre as condições sociais dos usuários e, a partir delas, fazem um melhor encaminhamento à rede social de proteção. O retrato falado digital, por sua vez, é feito através do Photoshop. A vítima é atendida por profissionais qualificados.

Acesse no site de origem: Posto Médico-Legal de Ijuí contará com a Sala Lilás para atendimento às mulheres vítimas de violência (Gov. RS – 01/12/2014)