Prefeitura disponibiliza núcleo de assistência à violência contra a mulher na Regional VI (Pref. Fortaleza – 23/04/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

As atividades em apoio às mulheres tiveram inicio ainda no ano de 2014, quando a Regional VI sediou um debate, que teve como objetivo combater à violência contra mulher

Para combater crimes de agressão doméstica e familiar contra as mulheres, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Tribunal de Justiça, disponibiliza na sede da Secretaria Regional VI um núcleo de assistência e combate à violência contra a mulher. Coordenado pela psicóloga Cláudia Braga, o setor oferece diversos tipos de atendimentos e ações, com o objetivo de conservação e conscientização sobre os direitos e condições das mulheres.

De acordo com estatísticas do Observatório de Violência Contra a Mulher (Observem), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Messejana possui o maior índice de violência praticada contra as mulheres. Dessa forma, uma coordenaria com sede no bairro, é de grande relevância, destaca Cláudia.

”A importância de ter o núcleo na Regional VI é pelo fato do bairro ter um grande índice desses casos. Assim, ficamos mais próximos de atender o público alvo”, afirma. Até o momento, ocorreram cerca de 510 atendimentos neste ano, considerando palestras e atendimentos individuais. Em março, foi realizada a Semana da Justiça Pela Paz em Casa, na qual o núcleo esteve em escolas e CRAS.

As atividades em apoio às mulheres tiveram inicio ainda no ano de 2014, quando a Regional VI sediou um debate, que teve como objetivo combater à violência contra mulher. Na ocasião, líderes comunitários receberam orientações sobre direitos e onde as mulheres podem procurar ajuda. O evento contou ainda com Maria da Penha, mulher que originou o nome da lei Lei número 11.340, que busca punir agressores.

As atividades realizadas pela núcleo são:
– Atendimento psicológico às mulheres vítimas de violência doméstica nas tipificações da Lei Maria da Penha;
– Orientações sobre a Lei Maria da Penha;
– Encaminhamento à rede de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica;
– Reuniões com Agentes Comunitários de Saúde para divulgação do Núcleo e sobre a temática da Violência Doméstica;
– Divulgação do Núcleo, da rede de apoio e da Lei Maria da Penha nas Unidades Básicas de Saúde, Escolas e CRAS da Regional VI;
– Ações em conjunto com o Tribunal de Justiça, como Semana da Justiça pela Paz em Casa;
– Apoio na realização das palestras direcionadas ao público, por ocasião do atendimento do Programa Bolsa Família na Regional VI;
– Acompanhamento das mulheres cujos companheiros fazem uso das tornozeleiras eletrônicas;
– Participação nas reuniões da Rede Intergovernamental de Enfrentamento à Violência contra a Mulher Vítima de Violência no Município de Fortaleza.

Serviço
Núcleo de Enfrentamento de Violência Contra a Mulher – Regional VI
Endereço: Rua Padre Pedro de Alencar, nº 789 – Messejana
Horário de Atendimento: 8h às 17h
Telefone: (85) 3452-1811
Central de Atendimento à Mulher: 180

Acesse no site de origem: Prefeitura disponibiliza núcleo de assistência à violência contra a mulher na Regional VI (Pref. Fortaleza – 23/04/2015)