Prefeitura do Recife lança campanha pelo fim da violência contra a mulher nesta terça-feira (Pref. Recife – 24/11/2014)

Em comemoração ao movimento internacional de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher lança a campanha “Ser feliz. Eu vou. É meu direito.”. A apresentação será nesta terça-feira, às 14h, no auditório do Banco Central, na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro.

A iniciativa visa combater o feminicídio no Recife, além de incentivar a denúncia dos crimes, através do Liga, Mulher, telefone do Centro de Referência Clarice Lispector, equipamento municipal especializado no acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. A ligação é gratuita e o serviço funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h.

A campanha será veiculada em outdoors e em painéis de LED pela cidade e também nas redes sociais da Prefeitura. Durante os 16 dias, será criada, na página do Facebook da instituição, uma personagem com o nome de Socorro, com o intuito de divulgar as ações e eventos promovidos pela Secretaria relacionados ao enfrentamento e à prevenção da violência de gênero.

Segundo a secretária da mulher do Recife, Silvia Cordeiro, o evento reforça o compromisso da gestão no combate à violência e na construção de uma cidade mais igualitária. “Esta data é muito importante para o movimento de mulheres, é uma luta internacional pelo fim das desigualdades contra as mulheres. E nós, da Prefeitura, estamos reafirmando, com as ações de prevenção e enfrentamento, o nosso compromisso com as recifenses”, disse.

No evento também será lançado o livro Reconstruindo vidas: mulheres que romperam a violência doméstica. A publicação traz o relato de dez recifenses que tiveram seus direitos suprimidos e passaram por várias formas de violência: sexual, patrimonial, doméstica. Junto a isto, há entrevistas com profissionais que lidam com a questão, tanto no lugar da gestão como no âmbito acadêmico.

16 dias de ativismo – O movimento internacional tem início no dia 25 de novembro e segue até o dia 10 de dezembro. Existe desde 1991, por iniciativa do Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL), e conta com a participação de mais de 150 países. A campanha tornou-se uma das mais importantes estratégias de mobilização e sensibilização da sociedade para igualdade de gênero e o fim da violência contra a mulher.

Acesse no site de origem: Prefeitura do Recife lança campanha pelo fim da violência contra a mulher nesta terça-feira (Pref. Recife – 24/11/2014)