Prefeitura poderá contar com Observatório da Violência Contra a Mulher (O Nacional – 06/05/2013)

Implantar e aparelhar um Observatório, para a formação de um Sistema Integrado de Informações sobre a Violência e a Criminalidade Contra a Mulher em Passo Fundo, é o objetivo de um projeto protocolado nesta semana pela Prefeitura, junto à Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, órgão vinculado diretamente à Presidência da República. Elaborado pela Coordenadoria de Projetos Especiais e Captação de Recursos, em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, o projeto tem um valor total de R$ 156 mil, e estará voltado para o levantamento, organização, produção e análise de dados relativos à natureza, incidência e distribuição espacial das violências e dos crimes contra a mulher, na cidade.

Também será esperada a realização de avaliações periódicas das políticas de segurança desenvolvidas no município, qualificando o sistema de participação popular, além de ser um guia para o trabalho realizado em todos os seguimentos que atuam em favor dos direitos da mulher. O projeto ainda buscará a redução nos índices de criminalidade contra a mulher, fornecendo dados importantes para subsidiar medidas em prol da segurança pública no município.

O Observatório deverá contar com profissionais com experiência comprovada na área. “Com o projeto aprovado, serão contratados três profissionais: da área jurídica, serviço social e psicologia”, explica o coordenador de Projetos Especiais e Captação de Recursos, Edison Nunes.

A duração prevista para a execução do projeto do Observatório é de 24 meses e a intenção é de que todo o processo tenha início em janeiro de 2014.

Acesse no site de origem: Prefeitura poderá contar com Observatório da Violência Contra a Mulher (O Nacional – 06/05/2013)