Projeto com cordel sensibiliza alunos sobre violência contra a mulher (Pref. Teresina – 13/05/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A ação acontecerá no período de 16 a 18 de maio em escolas municipais de Teresina

As Escolas Municipais recebem na próxima semana o projeto “Lei Maria da Penha em Cordel nas Escolas”, uma iniciativa da Prefeitura de Teresina que facilita aos alunos, de forma lúdica, o acesso às informações sobre o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação é destinada para os alunos do 6º ao 9º ano das e acontece no período de 16 a 18 de maio.

No período de 2014 e 2015, um total de 100 escolas foram beneficiadas com a iniciativa e mais de 40 mil alunos já foram sensibilizados sobre o tema. O projeto é realizado através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).

Para a Coordenadora da Mulher, Marcilane Gomes, a ação tem importância significativa na formação das crianças e adolescente que estão em fase de desenvolvimento. “São quatro apresentações diárias, sendo duas escolas por dia, com apresentações distribuídas nos dois turnos (manhã e tarde). Cada apresentação tem em média 20 a 30 minutos, em dois momentos de rotina da escola: uma no início das aulas como atividade de acolhimento e outra no intervalo dos alunos como atividade interativa”, explica.

A apresentação da “Lei Maria da Penha em Cordel nas Escolas” fica por conta do artista cearense, cordelista e arte educador Tião Simpatia, conhecido l como o autor da versão em cordel da Lei Maria da Penha. Seu Trabalho vem sendo apresentado em todo o Brasil e já foi traduzido para o inglês e o espanhol, tendo sido reconhecido pela ONU como obra de grande relevância sociocultural.

Tião Simpatia é cantor, compositor, cordelista e arte educador. Foi alfabetizado aos 15 anos de idade através da Literatura de Cordel no interior de Granja-CE. Concluiu seus estudos na vizinha cidade de Camocim e em 2006 mudou-se para Fortaleza, onde reside atualmente. Hoje, tem na bagagem 5 CDs e 2 DVDs. O Cordel sobre a Lei Maria da Penha também possui duas versões, uma em Braille e outra em Livro Ilustrado. O artista trabalha em parceria com o Instituto Maria da Penha.

Programação:

16/05
07h e 13h – Escola Municipal José Camilo Filho.
Rua 25 S/N, bairro Plano Uraguai.

09h e 15h – Escola Marcílio Rangel
Está funcionando na Unidade Escolar Pedro Conde Próximo ao Escolão do Mocambinho.

17/05
07h e 13h – Escola Municipal Lysandro Tito.
Rua C3990, Parque Dagmar Mazza, bairro Santo Antonio.

09h e 15h – Escola Municipal Santa Clara.
Rua Luiza Miranda, 3750, bairro Santa Clara.

11h e 17h – Escola Ofélio Leitão.
Avenida Airton Sena, 1345, bairro Porto Alegre.

18/05
07h e 13h – Escola Municipal Francisco Prado
Rua Mercúrio, 4166, bairro Satélite.

09h e 15h – Escola José Omatti
Rua Cap. Vanderley, 2060, bairro Piçarreira.

Acesse no site de origem: Projeto com cordel sensibiliza alunos sobre violência contra a mulher (Pref. Teresina – 13/05/2016)