Projeto de Centro Humanizado assegura atendimento a vítimas de violência sexual (Agência Alagoas – 07/07/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Gestores estaduais indicam Hospital Hélvio Auto para realizar acolhimento das vítimas de forma unificada

O Hospital Escola Hélvio Auto foi o local apontado por gestores e técnicos do Governo do Estado como a unidade que reúne melhores condições para realização de atendimento unificado às vítimas de violência sexual.

O projeto de um Centro Humanizado de Atenção Integrada à Saúde (Cais) foi apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta terça-feira (07), no gabinete da secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante (Rosinha da Adefal). Além de representantes e gestores destes órgãos, também participaram da reunião técnicos da Secretaria de Estado de Políticas sobre Drogas e o titular da pasta, Jardel Aderico.

O propósito é garantir atendimento unificado e humanizado às pessoas vítimas de violência sexual. O projeto indica necessidade de equipes multidisciplinares e de unidades de apoio, além de procedimentos que devem ser adotados durante o atendimento especializado às vítimas de violência sexual.

Com a universalização, estas pessoas contarão com atendimento médico e psicológico necessários em um mesmo local, além de poder, ainda, iniciar processo criminal com o resultado dos exames realizados no hospital.

Conforme o estudo, apresentado pelo médico da Secretaria da Saúde e coordenador do projeto, João Facchinetti, a escolha do Hospital Escola Hélvio Auto, foi realizada pela análise de fatores, como a localização estratégica da unidade, próxima ao Hospital Geral do Estado e Instituto Médico Legal.

A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos disse que “não podemos permitir que estas vítimas, já abaladas emocionalmente, se submetam a mais exames se desejarem entrar com um processo. A unificação destes serviços humaniza o atendimento e evita mais constrangimentos”.

Acesse no site de origem: Projeto de Centro Humanizado assegura atendimento a vítimas de violência sexual (Agência Alagoas – 07/07/2015)