Projeto de enfrentamento à violência contra a mulher em Taboão da Serra encerra curso (MPSP – 03/11/2015)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Objetivo foi conscientizar autores desse tipo de crime para evitar reincidência

Terminou na terça-feira (27/10) a segunda etapa do Projeto “Tempo de Despertar”, desenvolvido pela Promotoria de Justiça de Taboão da Serra com o objetivo de orientar, por meio de palestras e trabalho coordenado, autores de violência contra a mulher, cujos inquéritos policiais ou processos criminais pelo crime de violência doméstica estejam em andamento.

O Projeto é desenvolvido em parceria com o Poder Judiciário, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretarias do Município, Coordenadoria da Mulher de Taboão da Serra, ONG Coletivo Feminista e ONG Projeto Vida Corrida.

Dos 30 autores desse tipo de crime selecionados para fazer parte desta segunda etapa, 90% tiveram participação assídua nos nove encontros realizados e receberam orientação sobre os diversos aspectos que envolvem vida em família. Durante o período de participação no curso, não houve reincidência de agressão nas famílias ou descumprimento das medidas protetivas.

Pelos próximos seis meses, os participantes que concluíram o curso terão acompanhamento continuado da equipe técnica do Projeto com o objetivo de verificar eventual prática de violência contra a mulher. Paralelamente, as vítimas também serão acompanhadas para avaliação dos resultados obtidos após participação no Projeto.

De acordo com a Promotoria de Justiça de Taboão da Serra, os participantes desse ciclo de palestras, têm entre 18 e 63 anos, estão inseridos no mercado de trabalho, mesmo que informalmente e metade deles já vivenciaram ou presenciaram situações de violência doméstica durante a infância.

Para a Promotoria, o trabalho com os homens é essencial para a prevenção da violência contra a mulher, uma vez que 65% dos casos registrados na cidade são de reincidentes, e 80% dos autores fazem uso imoderado de álcool e/ou droga. A participação no curso agiliza o acesso aos programas de tratamento contra dependência de álcool e drogas já existentes nos serviços de saúde do município.

O projeto da Promotoria de Justiça de Taboão da Serra serviu de inspiração para o Programa “Tempo de Despertar” instituído recentemente pela Lei municipal nº 2.229/15, visando combater e prevenir a violência doméstica contra a mulher a partir da conscientização dos autores desse tipo de crime, com realização anual do Programa pela Prefeitura de Taboão da Serra em parceria com o Ministério Público.

Núcleo de Comunicação Social

Acesse no site de origem: Projeto de enfrentamento à violência contra a mulher em Taboão da Serra encerra curso (MPSP – 03/11/2015)