Projeto Justiça em Seu Bairro – Mulher Merece Respeito vai ao Grotão homenagear as mães (TJPB – 06/05/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Projeto Patrulha Maria da Penha funcionará em breve no bairro

Um dos bairros da Capital com números consideráveis de mulheres cumprindo medidas protetivas da Justiça, terá em breve a Patrulha Maria da Penha. O anúncio foi feito, na manhã desta sexta-feira (6), pela Juíza da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de João Pessoa, Rita de Cássia Andrade, durante festividades realizadas no bairro do Grotão, em comemoração ao Dia das Mães que acontece neste segundo domingo de Maio.

Juíza Rita de Cássia durante palestra no Grotão (Foto: TJPB)

Juíza Rita de Cássia durante palestra no Grotão (Foto: TJPB)

Na ocasião, a magistrada fez um breve relato sobre o Projeto Justiça em Seu Bairro para as mães presentes, inclusive relatando fatos de 2014, quando realizou palestra sob um clima de muita tensão, tendo que obedecer ao toque de recolher, mesmo assim ela aceitou fazer, juntamente com a equipe de trabalho.

“Viemos aqui prestar uma homenagem às mães do bairro do Grotão e trazer a boa noticia de que em breve teremos mais um mecanismo de proteção às mulheres vitimas de violência doméstica, com a instalação da “Patrulha Maria da Penha”, que agora se junta ao SOS – Mulher, como forma de fiscalizar essas medidas. Essa é uma boa nova para homens e mulheres”, ressaltou a magistrada. O projeto deve funcionar em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher.

A juíza assegurou, também, que como ela, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Marcos Cavalcanti, se mostrou sensível a causa da mulher e, com certeza como chefe do Poder Judiciário estadual, irá aderir a essa parceria. “Passaremos a ter mais esse instrumento de fiscalização para acompanhar a cumprimento das medidas protetivas”, assegurou.

Rita de Cássia explicou que o fato de iniciar a Patrulha Maria da Penha pelo grotão, é por se tratar de um bairro que registra um alto índice de violência contra a mulher, seguido do Alto do Mateus, Róger e Mandacaru, de acordo com levantamento feito pelo próprio Tribunal.

O presidente da Associação dos Moradores do Grotão, Luciano Costa, disse que a presença da juíza foi muito importante por que trouxe muitos esclarecimentos sobre o funcionamento da Patrulha Maria da Penha e, também, ocasionou o apoio da Justiça às mães que vivem sobre a proteção da lei”, esclareceu.

Nas comemorações antecipadas ao dia das mães, realizadas pela associação, houve entrega de presentes, sorteio de brindes, verificação de pressão arterial, além da apresentação de bandas, que aconteceram na Rua Expedito Belmiro dos Santos, principal avenida do bairro.

Por Clélia Toscano

Acesse no site de origem: Projeto Justiça em Seu Bairro – Mulher Merece Respeito vai ao Grotão homenagear as mães (TJPB – 06/05/2016)