Projeto Lei Maria da Penha em Cordel percorrerá 35 escolas em 2016 (Capital Teresina – 22/02/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Mais de 40 mil estudantes das unidades de ensino do município já participaram do projeto

Um sucesso desde 2014, o Projeto Lei Maria da Penha em Cordel nas Escolas percorrerá mais 35 escolas municipais este ano. O anúncio foi feito pelo Prefeito Firmino Filho, hoje (22), durante o encontro de organização com os pedagogos, no Centro de Formação Odilon Nunes. A iniciativa, que difunde o combate a violência contra a mulher, é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPM).

O cordelista e arte-educador, Tião Simpatia, é o protagonista da atividade nas escolas, levando informações sobre a Lei Maria da Penha de forma divertida, envolvendo as crianças no animado Cordel. Seu trabalho vem sendo apresentado em todo o Brasil e já foi traduzido para o inglês e o espanhol, conquistando o reconhecimento da ONU como obra de grande relevância sociocultural.

Mais de 40 mil estudantes das unidades de ensino do município já participaram do projeto, que chega a emocionar as crianças. Segundo o Prefeito, o mais importante é a reação dos alunos ao se depararem com rimas que, muitas vezes, contam a realidade vivida em seus lares.
“A ação tem surtido grande efeito de sensibilização na população. E precisamos conversar mesmo sobre isso com as crianças, sobre o que muitas presenciam dentro de casa, para que façamos uma mudança positiva nessa geração”, destacou Firmino, que fez ainda um pedido direto aos pedagogos.

“Gostaria de ver todos engajados nessa causa, que vá além desse projeto específico, e ganhe vida em todo o planejamento da escola. O combate à violência doméstica e familiar contra a mulher é também uma iniciativa pedagógica, com a educação a serviço da formação de uma cidade mais fraterna, onde um respeita o direito do outro”, concluiu o Prefeito.

Acesse no site de origem: Projeto Lei Maria da Penha em Cordel percorrerá 35 escolas em 2016 (Capital Teresina – 22/02/2016)