Projeto Maria da Penha vai à escola chega ao Guará (TJDFT – 26/08/2016)

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O projeto do TJDFT Maria da Penha vai à Escola, idealizado pelo Centro Judiciário da Mulher – CJM, chegou, nessa quarta-feira, 24/8, à Região Administrativa do Guará. A ideia da iniciativa, desenvolvida desde 2014 pelo Tribunal, é promover e divulgar a Lei Maria da Penha nas escolas públicas do Distrito Federal, com vistas a garantir a efetiva aplicação da lei.

Na ocasião, o CJM realizou palestra sobre gênero, violência doméstica e familiar. Na sequência, a juíza do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Guará, Zoni Ferreira; a promotora de Justiça Especial Criminal e de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica, Adriana Sette; e o defensor público do Guará, Alex Arantes, falaram sobre a Lei Maria da Penha. Os próximos encontros do grupo estão previstos para os dias 31/08 e 28/09 e serão, respectivamente, sobre atendimento aos casos de violência sexual e estudos de caso.

O evento contou com a participação dos orientadores educacionais da Coordenação Regional de Educação, de órgãos do sistema de justiça local (Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Promotoria de Justiça e Defensoria Pública), da Assistência da Prevenção Orientada à Violência Doméstica – PROVID e de outros parceiros da rede social do Guará.

A expansão do Maria da Penha Vai à Escola fez parte da programação da V Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa, realizada de 15 a 19/8 em todos os Tribunais de Justiça do país e, no DF, até o dia 25/8. A campanha nacional, idealizada pela Ministra do STF Carmen Lúcia, tem como objetivo promover a cultura da paz nos lares brasileiros e coibir a violência contra a mulher.

No DF, ao longo de duas semanas, o TJDFT, por meio do CJM, realizou diversas atividades como palestras, seminários, oficinas, abertura de novos grupos reflexivos para homens, capacitações, exibição de documentário, roda de conversa sobre autonomia econômica das mulheres e uma caminhada pela Paz em Casa, que aconteceu no último sábado, 20/8, no Parque Ecológico de Águas Claras.

Maria da Penha vai à Escola

Desenvolvido desde 2014 pelo TJDFT, o Maria da Penha vai à Escola visa promover e divulgar a Lei Maria da Penha nas escolas públicas do Distrito Federal e levar informações aos alunos da rede pública acerca das questões de gênero e da violência doméstica. Por meio do projeto, são promovidas várias atividades para informar, capacitar e orientar diretores, professores, orientadores educacionais e alunos quanto aos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Atualmente, fazem parte da parceria o TJDFT; o MPDFT; a Secretaria de Educação; a Secretaria de Segurança Pública; a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; a Polícia Civil do Distrito Federal; a Polícia Militar do Distrito Federal; a Defensoria Pública do Distrito Federal; e a OAB/DF.

Para mais informações, clique aqui.

Acesse no site de origem: Projeto Maria da Penha vai à escola chega ao Guará (TJDFT – 26/08/2016)